Prefeitura ainda não tem previsão para inauguração de viadutos nas avenidas Elias Cruvinel e São Paulo. Obras foram lançadas durante a campanha eleitoral em 2008 e se prolongam até agora, inclusive necessitando de aditivos financeiros. Também está emperrado há quase dois anos o condomínio dos idosos, que prevê a construção de casas, apartamentos e centros de convivência para atender à terceira idade.
Conforme o superintendente de Obras da PMU, José Donizetti de Melo, o viaduto na avenida São Paulo está pronto, porém o trânsito não pode ser liberado na parte ampliada porque é necessária adequação da malha viária no entorno. “Fizemos consultas e decidimos não abrir para evitar acidentes. O estreitamento da via poderia causar reduções bruscas de velocidade e, na continuidade da pista, existem dois postes na linha de tráfego”, reforça, sem expectativa de prazo para realizar as devidas desapropriações na área e adaptar o espaç “Isso nem tem a ver com a construtora. É a Prefeitura que vai fazer. Por enquanto, não chegou a liberação para essa parte da obra”.
Já na avenida Elias Cruvinel, onde parte da nova pista está liberada, Donizetti destaca que ainda resta executar mais 1,60m de alargamento. Entretanto, o serviço está parado porque depende da retirada de duas adutoras do Codau. Ele espera que a autarquia conclua o processo este mês para dar andamento à obra.
O projeto condomínio dos idosos, entretanto, passará por reformulação. A proposta inicial era a construção de quatro casas-lares, sete apartamentos, um centro de convivência e uma casa dia. Até agora, somente duas residências e um flat foram concluídos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha (PT), a pedido do prefeito Anderson Adauto, a planta está em estudo e será redimensionado para retomar as negociações com parceiros ainda neste primeiro semestre. “Estamos cruzando dados da UAI [Unidade de Atenção ao Idoso] e Bolsa Família para apontar a demanda existente. Já temos parceria com empresa para o asfaltamento e a Cemig assegurou a ligação da rede elétrica”, informa.
Quanto ao asilo Lição de Vida, com nova sede prevista para ser lançada em janeiro, a secretária argumenta que as chuvas atrapalharam o andamento das obras e o muro precisou ser refeito por causa de infiltrações. Segundo ela, a pintura e arremates externos estão prontos, restando apenas o acabamento interno. “Provavelmente a inauguração será este mês, mas não tem data ainda”, finaliza.