No período de seca, os níveis de qualidade do ar em Uberaba foram críticos, mas mesmo após o início das chuvas não se chegou ao índice ideal (Foto/Arquivo)
Após alguns meses, durante o período de estiagem no ano passado, quando a qualidade do ar em Uberaba esteve inadequada, neste início de 2025, conforme o monitoramento da IQAir, a situação é considerada moderada.
Conforme a IQAir, a situação deve permanecer ao longo da semana entre 58 e 63 IQAir. O IQA é quantificado entre 0 e 300. Um valor elevado significa mais poluição atmosférica e, com isso, mais problemas na saúde da população.
A qualidade boa do ar é classificada entre 0 e 50, quando é considerada satisfatória e apresenta pouco ou nenhum risco para a saúde da população. Já a regular fica entre 51 e 100, quando a qualidade do ar é aceitável, porém as concentrações de poluentes podem causar impactos moderados à saúde de indivíduos com extrema sensibilidade ao ozônio e ao material particulado, por exemplo.
Para medir a qualidade, é usado o Índice de Qualidade do Ar (IQA), que atribui números numa escala entre 0 e 400. A qualidade do ar é considerada boa quando está na faixa verde e é ideal para os seres humanos.
Quando o IQA está entre 150 e 200, a qualidade do ar é considerada insalubre e toda a população pode sentir os efeitos na saúde. Para grupos sensíveis, os efeitos podem ser mais sérios. Quando o IQA está entre 200 e 300, a qualidade do ar é muito insalubre e são emitidas advertências de saúde.
O índice mais alto para a qualidade do ar em Uberaba é esperado para o domingo, quando pode chegar a 69 IQAir.
A IQAir é uma empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar, especializada em proteção contra poluentes transportados pelo ar, desenvolvendo produtos de monitoramento e limpeza do ar. A IQAir também opera o AirVisual, uma plataforma de informações sobre a qualidade do ar em tempo real.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.