Médicos de várias especialidades das Unidades Regionais de Saúde estão enfrentando dificuldades para realizar o atendimento
Médicos de várias especialidades das Unidades Regionais de Saúde de Uberaba estão enfrentando dificuldades para realizar o atendimento integral aos pacientes nos postos do município. Segundo denúncia feita ao Jornal da Manhã, especialistas não têm computadores para avaliar resultados de exames de imagem, o que acaba atrasando o tratamento da população.
De acordo com médico que atende em uma das unidades da cidade, profissionais de especialidades como ginecologia, neurologia e ortopedia, por exemplo, estão impossibilitados de ler resultados de exames de imagens e radiografias e, consequentemente, de dar seguimento a tratamentos necessários ao paciente. Isto porque, segundo o médico a clínica credenciada para fazer esse serviço não entrega laudos ou filmes dos exames, apenas um CD. Embora o processo de informatização da saúde seja uma realidade necessária, sem computador no posto, os profissionais estão impedidos de ver as imagens contidas no CD.
Questionada sobre quando haverá computadores nos postos e, até lá, quais as providências que a Secretaria vai tomar para possibilitar aos médicos ler os resultados dos exames de imagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informa que realmente nas duas Unidades Regionais de Saúde (URSs) há dois tipos de exames cujo resultado vem em CD, acompanhado de laudo por escrito para conhecimento do profissional. Nestes casos, os coordenadores das unidades devem disponibilizar os computadores da gerência e setor administrativo para o médico verificar o resultado do exame em mídia.
Ainda, segundo esclarece a nota oficial, a Secretaria destaca que o prontuário eletrônico está em fase de implantação no município, juntamente com o término da informatização das unidades. A informação dá conta de que o processo licitatório já está em andamento para compra de mais computadores e demais equipamentos de informática, com realização de pregão previsto para dia 16 de fevereiro.