UFTM continua no ranking das melhores universidades (Foto/UFTM)
Inscrições abertas para bolsa de pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) de inovação tecnológica, que visa o desenvolvimento de um aparato para prensar garrafas PETs e latinhas de alumínio. O valor da bolsa é de R$ 1.600,00 para graduados, com a possibilidade de aumento para R$ 2.200,00 caso o bolsista inicie um mestrado.
O trabalho terá início no segundo semestre de 2023 e a duração é de 18 meses. Os interessados devem enviar seus currículos para o professor Douglas Moura pelo e-mail douglas.miranda@uftm.edu.br até o dia 16 de junho. A seleção dos bolsistas será realizada por meio de entrevistas.
Para se candidatar à bolsa, é necessário ter conhecimentos na área de projeto mecânico assistido por computador, ter concluído a graduação, não possuir outra bolsa nem vínculo empregatício, e estar disponível para dedicar 20 horas por semana ao projeto.
A vaga é do curso de Engenharia de Produção da UFTM, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto, aprovado no Edital FAPEMIG 12/2022, integra o programa Compete Minas – Tríplice Hélice, que investe recursos constitucionais da Ciência, Tecnologia e Inovação a fim de aumentar a competitividade de Minas Gerais e do Brasil, ganhando mercado.
De acordo com o professor Douglas Moura, o projeto conta com a parceria da Cooperu (Cooperativa de recolhedores autônomos de resíduos sólidos e materiais recicláveis da cidade de Uberaba). “A solução proposta pelo projeto visa aumentar a eficiência não apenas da cooperativa parceira, mas também do setor estratégico para o país, a indústria de recicláveis. Quanto mais materiais forem recolhidos, separados, prensados e reintroduzidos na cadeia produtiva, menor será a quantidade de resíduos destinada aos aterros sanitários”, explica.
O aparato de prensagem em desenvolvimento será de baixo custo, visando um nicho de mercado ainda não explorado comercialmente, e poderá ser utilizado tanto por coletadores quanto por pequenas cooperativas de reciclagem.