Moradores e donos de pousadas da localidade dizem que os visitantes do Geoparque de Peirópolis evitam as hospedagens em virtude de problemas na rede elétrica
O denunciante, que possui uma pousada no local, reclama que a situação tem afastado turistas do bairro rural, um dos principais atrativos do Geoparque Terra de Gigantes (Foto/Reprodução)
Moradores de Peirópolis voltam a reclamar da falta de energia na região. Segundo relatos, o bairro rural passou por quatro dias de desabastecimento. Os problemas na distribuição teriam afastado turistas que estavam hospedados na localidade. Apesar do restabelecimento do serviço na terça-feira (29), consumidor aponta que, com o início das chuvas, os piques de energia retornam.
A situação não é novidade. Ao Jornal da Manhã, moradores reclamaram, há pouco mais de uma semana, das mesmas dificuldades, que já teriam causado prejuízos. Entre os transtornos estão aparelhos queimados, alimentos perdidos e falta de ressarcimento.
“Queima lâmpada, queima geladeira, entendeu? Agora, você liga para pedir ressarcimento e ela [a Cemig] exige que sejam feitos três orçamentos. Você precisa abrir um pedido a cada vez que há um problema. A burocracia da Cemig impede que a gente recupere os produtos danificados”, afirma.
O denunciante, que possui pousada na localidade, também se queixa da situação e diz que o problema tem afastado turistas do bairro rural, um dos principais atrativos do Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes. “Clientes não ficam mais em Peirópolis, não tem energia. A Cemig não fornece o que vende, está afastando os clientes”, relata.
Além de todas as dificuldades causadas pela falta de energia, os moradores ficam no escuro também quanto a um posicionamento da companhia sobre os casos. Segundo o denunciante, a empresa de energia não se pronuncia a respeito dos problemas. “A Cemig não explica nada, nem para vocês, que são da imprensa”, conta.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Cemig em busca de posicionamento sobre a situação. Em nota, a companhia informa que as interrupções de energia ocorridas no último fim de semana em Peirópolis foram resolvidas no mesmo dia, após correção de danos causados à rede elétrica por chuvas, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas (raios).
“A Cemig esclarece que os piques de energia são desligamentos de curta duração, geralmente relacionados a causas transitórias, como galhos de árvores em contato com a fiação devido ao vento ou a manobras no sistema elétrico destinadas a transferir o atendimento para outros circuitos por necessidade operativa”, explica.
A nota também informa, que embora os piques de energia causem incômodo, são imprescindíveis para evitar uma interrupção de maior duração e abrangência no fornecimento de energia.