Internautas se manifestaram através das mídias digitais do Grupo JM de Comunicação, reclamando da demora no agendamento para a confecção da carteira de identidade. Segundo alguns dos reclamantes, eles já aguardavam há pelo menos duas semanas para conseguirem agendar na Unidade de Atendimento Integral (UAI) para solicitarem a emissão do documento.
Segundo esses internautas, era comum que algumas pessoas chegassem à unidade da UAI em Uberaba ainda de madrugada, mas ainda assim a dificuldade de agendamento era grande. Conforme os relatos, as filas já se formavam na porta da unidade antes da 5h da manhã, com os cidadãos na esperança de conseguirem a confecção da carteira de identidade.
A reportagem entrou em contato com o setor de comunicação do governo de Minas. Por meio da assessoria, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que o sistema de agendamento apresentou instabilidade e as medidas cabíveis são adotadas visando normalizá-lo. A PCMG salientou que o cidadão já agendado pode comparecer ao local para a emissão do documento, pois o serviço de emissão do documento segue normalmente.
A PCMG destacou ainda que, através de suas redes sociais, disponibiliza orientações para a população, como providenciar o novo documento.
A nova Carteira de Identidade adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que aumenta a segurança da identificação dos brasileiros, melhora os cadastros administrativos e diminui as fraudes no Brasil.
A primeira via da Carteira é gratuita. Já as identidades antigas terão prazo de dez anos para serem trocadas.
Para a expedição da carteira de identidade, será exigida do requerente a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.
Em caso de dúvida sobre a autenticidade da certidão apresentada, o órgão expedidor poderá exigir a apresentação de outros documentos, como a atual carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte e carteira de identificação funcional.
A validade do novo documento será de cinco anos para pessoas até 11 anos de idade; de dez anos, para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos, e indeterminada, para pessoas com idade a partir de 60 anos.