Serão oferecidas 200 vagas no CEMDHI, com atendimento a pacientes previamente agendados da fila eletrônica
As vagas são solicitadas pelos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) após avaliação médica. (Foto/Divulgação)
O Instituto Maria Modesto participa neste sábado (4) de um mutirão de consultas de psiquiatria em Uberaba, com início às 7h30 no Centro Municipal de Hipertensão e Diabetes (CEMDHI). Serão atendidos pacientes previamente agendados, com objetivo de reduzir a fila de espera por consultas em saúde mental.
Serão disponibilizadas 200 vagas para atendimentos em saúde mental. O local foi escolhido devido à falta de espaço no Instituto Maria Modesto. O mutirão visa oferecer diagnóstico precoce de transtornos, acompanhamento contínuo e prescrição segura de tratamentos.
O Instituto também realiza internações integrais para pacientes psiquiátricos com indicação de hospitalização, mediante convênio com o SUS. As vagas são solicitadas pelos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) após avaliação médica.
A previsão é que outros mutirões ocorram ao longo do ano, beneficiando cerca de mil pacientes. “Até o mês de abril de 2025 houve uma redução de aproximadamente 32,44% no número de usuários em espera pela especialidade de Psiquiatria, em comparação com o final do ano de 2023. Com os mutirões esperamos reduzir 38,89% da fila no ano”, informou Sérgio Marçal, diretor de Atenção Psicossocial.
Os pacientes que não puderem comparecer devem avisar com antecedência pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160, para que outra pessoa possa ser atendida. Quem faltar sem aviso será retirado da fila eletrônica e precisará passar por nova avaliação em Unidade Básica de Saúde (UBS) para reinserção.