Entre as atrações que movimentarão a 13ª edição da ExpoCigra Fiemg, realizada de 6 a 8 de novembro em Uberaba, destacam-se as apresentações de catira e viola caipira, além de gastronomia típica, atividades para crianças e experiências interativas, segundo o presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Maurício Pincelli. Com o tema “Indústria e Trabalho com IA: Transformação Agora, Futuro Já!”, o evento gratuito reúne expositores e visitantes para negócios, lazer e entretenimento.
Em entrevista à Rádio JM, Pincelli contou que uma das principais novidades deste ano será o Festival Gilberto Rezende da Cultura Popular, que resgata tradições culturais da cidade e conta com um acervo musical de catira e viola caipira, considerado único no país. “Conseguimos convencer o Gilberto Rezende, e a Cemig está vindo com aporte. Não é só um festival de viola, é viola raiz de Uberaba”, explicou.
A Gastronomia na Roça também terá espaço, culinária típica e regional oferecida no evento, que pode incluir desde pratos tradicionais mineiros até as delícias que remetem à vida do campo e à produção local. Outro destaque será uma experiência interativa sobre o corpo humano, com estrutura inflável de um coração. O público poderá “passear” por dentro do órgão, conhecendo detalhes de sua anatomia de forma lúdica e educativa.
Para as crianças, haverá playground e circo com apresentações de Sesi Cultura, além de atividades de bem-estar, como ginástica laboral e exames gratuitos. O evento também terá a importante Caminhada À Flor da Pele, iniciativa que promove orientação e prevenção do câncer de mama. Haverá ainda shows ao vivo no palco principal com cantores de Uberaba. “A feira tem esse papel de convivência. Muita gente espera a ExpoCigra para encontrar amigos e parceiros de negócios”, comentou o presidente do Cigra.
O evento é gratuito, das 14h às 22h. Haverá espaço para expositores, venda de produtos e atrações culturais contínuas durante os três dias de programação. "Podemos dizer que é a maior feira de Minas Gerais, que está no interior. Então, hoje, ninguém faz uma feira igual a ExpoCigra dentro do estado”, concluiu Pincelli.