RADIOTERAPIA

Interrupções de máquina para tratamento oncológico geram reclamações

Juliana Corrêa
Publicado em 04/02/2024 às 18:21Atualizado em 05/02/2024 às 07:12
Compartilhar

Uma acompanhante de paciente em tratamento oncológico no Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba, entrou em contato com o Jornal da Manhã reclamando de paralisações frequentes na máquina responsável por ministrar radioterapia nos pacientes. Segundo ela, o equipamento chegaria a ficar inutilizado, devido a manutenção, por dias.  

A denunciante queixou também que toda semana a máquina que faz a radioterapia fica totalmente inoperante sem funcionamento mínimo, sendo que os funcionários ligam para o paciente e informam que é devido a manutenção. Ela questiona: “Eu queria saber o que acontece, por que a gente não consegue entrar lá? As pessoas precisam também ficar sabendo o que acontece com essa máquina. Que tipo de máquina é essa? Qual é a marca? Se é uma máquina muito antiga? A população precisa ficar sabendo e entender por que tem esse intervalo? Porque se a pessoa está tratando de um câncer, quanto mais rápido ela tratar, melhor, não?”, questiona. 

A reclamante ainda afirma que a pausa não acontece durante a ministração da radioterapia. Ela contou que a paciente acompanhada por ela faz o procedimento em um dia, geralmente quarta ou quinta-feira, e no dia seguinte funcionários do Hospital ligam informando que ela não poderá voltar naquele dia, devido à manutenção do equipamento e eles ligam para informar quando estiver pronto, para a paciente retornar, o que geralmente acontece na segunda-feira.  

Em nota, o Hospital de Clínicas da UFTM respondeu que: “Como todo equipamento tecnológico, o acelerador linear (utilizado na radioterapia) pode apresentar necessidade de manutenção. Quando ocorre essa necessidade, o HC aciona de imediato a empresa credenciada, que tem contrato vigente, para ajuste do equipamento e normalização do atendimento. O HC sempre entra em contato com os pacientes avisando sobre não ir à unidade sem necessidade e, tão logo concluída a manutenção do equipamento, remarca o atendimento. Importante salientar que a gestão do hospital já documentou junto a Ebserh-Sede a necessidade de aquisição de um novo equipamento e está em tratativa para que a compra ocorra o quanto antes”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por