Empenhados na promoção de lazer, socialização, esporte e saúde ao associado, o Jockey Club Uberaba foi premiado na 3ª Semana Nacional de Clubes 2023, da Confederação Nacional de Clubes (Fenaclubes). A instituição se encontra posicionada entre os 100 melhores clubes do país.
O presidente do clube, Renato Luiz da Costa [Pato], atribui a vitória aos investimentos na infraestrutura da instituição. Ao longo de três anos, a instituição realizou melhorias estruturais, ações de aperfeiçoamento, investimento na equipe, avanços tecnológicos, além de ampliações, por meio de capital próprio. Entre os principais objetivos da gestão estão a melhoria na qualidade do serviço prestado ao joqueano, além da promoção da saúde e bem-estar. Atualmente, o Jockey Club Uberaba conta com cerca de 3.300 associados, uma expansão de 407,69% desde 2020.
Entre as ações executadas, estão reformas, incluindo pintura, limpeza, substituição na iluminação e higienização. Também foi realizada atualização da mobília, abrangendo a restauração de móveis centenários, instalados na área da diretoria, e compra de cadeiras, mesas e espreguiçadeiras, para a área da piscina, além de diversos outros investimentos, como expansão da academia, revitalização e construção de quadras de tênis e beach tennis, e a criação do departamento de esportes.
“Foram mais de 8 quadras reformadas, além de outras 6 construídas e também realizamos investimentos para asfaltamento de toda a área perimetral do clube. Construímos duas salas para aulas de dança, pilates e funcional e investimos em mais de 30 equipamentos novos para a academia”, informa Renato Luiz da Costa, presidente do Jockey Club Uberaba.
Conforme o diretor de infraestutura, Cláudio Junqueira, outras ações incluem pintura, limpeza, substituição na iluminação e higienização. Também foi realizada atualização da mobília, abrangendo a restauração de móveis centenários, instalados na área da diretoria, e compra de cadeiras, mesas e espreguiçadeiras, para a área da piscina.
A área da academia, muito procurada por atletas nos dias de semana, passou por uma expansão. Além da reforma dos aparelhos, o espaço ganhou mais 11 máquinas, de forma que foi necessário abrir mais espaço. “Demolimos uma parede e alongamos o espaço para colocação desses 11 aparelhos. Adquirimos catracas e programas de computadores, para o acesso dos usuários, além de tv's para melhorar a visão para o associado que está fazendo algum tipo de esporte lá dentro. Ao lado foi feita uma estrutura metálica com 350m² usada para a prática de Muay Thai e alongamentos, atendemos a solicitação dos sócios adeptos a esse tipo de esporte”, afirma Cláudio Junqueira.
Em 2023, o clube acolheu atletas e campeões joqueanos, dando início a diversos patrocínios como os atletas João Nogueira, campeão paralímpico na categoria PTS02 do paratriatlon, e Gustavo Andrade, nono treinador melhor pontuado no ranking brasileiro de ranch sorting. Atletas mirins também estão inclusos nesta lista, como o caso campeão de beach tennis, Theo Antunes.
Durante o triênio 2021/2023, o Jockey Club Uberaba foi palco de diversos eventos únicos, como os shows da banda Skank e do cantor Lulu Santos. É claro que as festas tradicionais não poderiam faltar, como o Baile do Cowboy, Arraiá do Jockey, Mingau do Jockey e Feijoada do Jockey, além das competições esportivas como o URA Games, Open Uniube de Beach Tennis, Colônia de Férias e Pipa Park.
Ainda neste triênio, a diretoria joqueana empenhou esforços para trazer de volta as Olimpíadas Joqueanas, após 15 anos de hiato. Este é um evento que surgiu na década de 50 com o objetivo de engajar associados na prática esportiva. Neste ano, mais de 750 associados participaram do evento que contou com 29 modalidades e 102 categorias. Somente nas modalidades beach tennis e futebol de campo, se inscreveram 206 e 185 atletas-associados, respectivamente.
"O sucesso das Olimpíadas Joqueanas 2023 no Jockey Club Uberaba é um testemunho do nosso compromisso com a tradição e a modernidade. Durante os sete dias de atividades, vimos a paixão e o esforço de nossos associados, e isso é algo que nos enche de orgulho. Estamos encerrando 2023 com diversas atividades para aproximar ainda mais os joqueanos do clube, de forma que possamos proporcionar socialização e promover a saúde entre eles. Nosso principal objetivo, é trazer qualidade de vida para essas pessoas", finaliza Renato.
O triênio se encerra com o lançamento de uma nova edição da revista ‘O Joqueano’, no dia 12 de dezembro, após sete anos de hiato, além do aguardado Mingau do Jockey.