João Pedro tem apenas 24 anos (Divulgação)
João Pedro tem apenas 24 anos (Divulgação)
O uberabense João Pedro Silva Maciel, de 24 anos, participou entre os dias 21 e 23 de novembro do 9º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (Unoac), sediado em Fez, no Marrocos. João foi convidado do evento, deu entrevistas e foi escolhido para discutir em um painel com o alto representante da Aliança Miguel Moratinos.
O evento debateu a importância do diálogo inter-religioso e da urgência de se encontrar caminhos que levem à paz, à unidade e à solidariedade. Tudo isso baseado em respeito mútuo, dignidade e compaixão. Eram mais de 250 participantes, de 67 países diferentes, que se juntaram em palestras e rodas de conversa para falar sobre discriminações, imposições extremistas, discursos de ódio e a relevância das pautas de direitos humanos.
A cidade de Fez foi escolhida por seu simbolismo ancestral para o evento que deve discutir desafios globais como extremismo violento, terrorismo, xenofobia, discurso de ódio e discriminação entre outros tópicos. Para a Aliança, é preciso enfatizar uma forma de multilateralismo que possa unir todos pela paz, pelo entendimento e pela solidariedade.
No decorrer do encontro, João Pedro ainda foi convidado para dar entrevistas para dois canais de televisão regionais e da própria Unaoc. A performance do jovem mineiro no painel de debate lhe rendeu elogios de representantes de vários países, dos organizadores do próprio evento e do reitor da Universidade Euro-mediterrânea de Fez, um dos locais-sede do Fórum.