Mais de 25 jovens já foram ressocializados e inseridos no mercado de trabalho pela Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam, a Feti, em Uberaba. A fundação atende jovens em vulnerabilidade social qualificando-os para o trabalho.
“A Feti tem como objetivo a reinserção do jovem no mercado de trabalho. Trabalhamos com o jovem em vulnerabilidade de todas as formas, não só a financeira, mas também em parceria com o Programa Descubra, que é um programa do estado de Minas Gerais, ressocializando jovens que cometeram delitos e estejam em regime sócioeducativo, esteja ele recluso ou cumprindo uma medida cautelar”, explica Sônia Manzan, presidente da Feti.
O Programa Descubra tem por objetivo criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e criando espaços efetivos de integração social e educacional para os adolescentes e jovens que cometeram delitos.
“Esse programa traz a oportunidade de ajudar o jovem que está em regime sócioeducativo a empoderar-se para o mercado de trabalho e temos empresas e órgãos públicos com a prefeitura que abrem espaço e absorvem essa mão de obra”, explica a presidente. Sônia Manzan ainda acredcenta que os jovens participantes deste programa são vindos de organizações não governamentais de Uberaba, que os encaminham para o programa.
Para os demais jovens, para ingressar na Feti, no início do ano é disponibilizado um questionário para preenchimento dos interessados nas redes sociais por meio do endereço @fetiuberaba. Podem se inscrever jovens de partir de 14 anos até 22 e meio. Eles são chamados para os cursos de qualificação profissional conforme a classificação.