APAC

Juízes, promotores e defensores vão a Frutal conhecer as Apacs da cidade

Tito Teixeira
Publicado em 03/07/2023 às 18:46Atualizado em 03/07/2023 às 20:51
Compartilhar
O encontro foi encerrado com a visita às Apacs masculina, feminina e juvenil, sendo que Frutal é a única cidade a contar com as três modalidades (Foto/Divulgação)

O encontro foi encerrado com a visita às Apacs masculina, feminina e juvenil, sendo que Frutal é a única cidade a contar com as três modalidades (Foto/Divulgação)

O Encontro de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos de Execução Penal que aplicam o Método Apac em Minas Gerais, em Frutal, foi encerrado com visita técnica às Apacs masculina, feminina e juvenil e com a realização de mesas-redondas para troca de experiências e desenvolvimento fiel da metodologia apaquiana.

O evento é uma ação do Programa Novos Rumos da Iniciativa para Consolidação e Ampliação da Política de Apacs, em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). A atividade reuniu cerca de 80 desembargadores, juízes e demais autoridades.

O encontro foi destinado a magistrados, magistradas, promotores de Justiça e defensores públicos que têm Associações de Proteção e Assistência a Condenados (Apacs) em sua jurisdição ou que estão em iminência de inaugurar.

Frutal é o único município no mundo com unidades masculina, feminina e juvenil de Apacs. A gestão delas, sem perder a finalidade punitiva da pena, busca fazer com que a privação da liberdade seja também um período de descoberta e aprimoramento de valores, crescimento profissional e educacional, superação de vícios, tratamento de traumas e aproximação com a família.

A Apac masculina, com 13 anos de existência, é a maior estrutura do segmento do Brasil, com capacidade para atender 270 recuperandos. A unidade oferece oportunidade de formação em Curso Superior a distância, arte e cultura por meio de apresentações musicais, cultivos de hortas, marcenaria, produção de pães, prestação de serviços para a comunidade, dentre outras atividades.

A Apac Juvenil, inaugurada oficialmente em maio de 2021, é a primeira experiência no mundo voltada para a recuperação de adolescentes infratores por meio da metodologia apaquiana. Ela tem capacidade de acolher 60 educandos, entre 9 e 18 anos, para cumprimento de medidas socioeducativas em Frutal. Eles estudam, praticam atividades laborais e esportivas e recebem assistência psicológica, médica e social. O método Apac foi adaptado ao público jovem em conflito com a lei, dentro do que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O envolvimento da família é fundamental durante a permanência dos jovens na Apac, por isso existe um acompanhamento desses núcleos familiares pelos profissionais da unidade, criando condições de uma convivência mais próxima, que reforce os laços afetivos.

Minas Gerais conta com 49 Apacs instaladas, o que representa 72% das unidades do Brasil. Até o fim deste ano, estão previstas a inauguração de mais duas unidades no Estado: em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e em Guanhães, no Vale do Rio Doce. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por