Intuito das palestras foi levar informações sobre hepatites virais aos usuários dos Cras (Foto/Divulgação)
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) recebeu equipe técnica da Secretaria de Saúde (SMS), no Cras Abadia e Polo I, para falar sobre a campanha "Julho Amarelo", que tem por intuito reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Além de assistirem palestras, os participantes do ainda passaram por aferição de pressão, testes de glicose e de hepatite com a equipe de enfermagem.
De acordo com a SMS, a doença é silenciosa, nem sempre apresenta sintomas ao afetar o fígado, mas pode evoluir para cirrose e até câncer, se não houver tratamento.
Por este motivo, segundo a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da Seds, Juliana Fachinelli, é de fundamental importância levar conhecimento aos participantes da unidade.
“Dentre as nossas atividades nos Cras está a de levar informações para evitar que o problema aconteça. Sempre temos demandas em conjunto com a Secretaria de Saúde e, dessa forma, conseguimos alertar os usuários das unidades para a importância do diagnóstico precoce de doenças como as hepatites virais. Durante as apresentações, ainda é falado o quanto a vacina, oferecida nos postos de vacinação do Município, pode fazer toda diferença na vida das pessoas para evitar a contaminação, disse”
No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que até fevereiro deste ano, 33.874 pessoas estavam em tratamento para hepatite B. A forma crônica da doença não tenha cura, mas pode ser controlada evitando a sua evolução.