O prazo para tirar o título eleitoral em condições de votar este ano vai até o dia 8 de maio e podem se inscrever todos aqueles que completam 16 anos até o dia da eleição
Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral vão até as escolas e promovem palestras para estimular os jovens a se tornarem eleitores (Foto/Divulgação)
Para estimular o jovem a exercer sua cidadania através do voto, a Justiça Eleitoral tem realizado ações para atrair uma parcela do eleitorado que está fora da faixa dos que têm obrigatoriedade de votar (16 a 18 anos). Um dos movimentos é a realização de palestras em escolas.
O chefe do Cartório Eleitoral da Zona 276, Alexandre Petermann, em entrevista no programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, destacou que é preciso conscientizar o jovem eleitor para a importância de tirar o título. Para receber a visita dos servidores da Justiça Eleitoral é preciso fazer contato com os cartórios eleitorais, para agendar a palestra.
“Nós conversamos com os estudantes sobre a importância do voto. Desde o século XVI que existe a eleição no Brasil, mas o direito ao voto universal foi com muita luta e somente após a Constituição de 1988. É preciso entender que a política não é apenas a eleição em si. O voto é um exercício de cidadania. E, como eleitor, é preciso ser ativo: acompanhar o candidato, cobrar dele, participar de conselhos municipais. A política é um exercício de diálogo”, ressaltou.
Petermann lembrou que os jovens podem tirar o título eleitoral até o dia 8 de maio, inclusive aqueles com 15 anos e que irão completar 16 até o dia da eleição. A mesma data vale para eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local.
O eleitor tem 151 dias antes do pleito para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. O chefe do cartório eleitoral destacou que é importante que todos consultem como está a situação eleitoral. Caso haja pendências, a regularização deve ser requerida dentro do mesmo prazo.
Petermann alertou que é importante procurar os cartórios eleitorais o quanto antes, pois, na reta final do encerramento do prazo, especialmente nas duas últimas semanas, a procura é muito grande e registra-se um crescimento nas filas.