Credenciamento de artistas para atendimento a ações da Fundação Cultural de Uberaba para a programação de 2024-2025 foi oficializado no Porta-Voz. O propósito é estimular o turismo, fomentar a conservação ambiental, impulsionar a inclusão social, gerar empregos e renda, além de enaltecer a cultura local.
Podem se inscrever tanto pessoas físicas quanto jurídicas, desde que estejam em dia com suas obrigações legais e fiscais.
As inscrições tiveram início na sexta-feira (1º), são gratuitas e abertas para diversos segmentos, distribuídos em 8 categorias, tais como Artes Circenses, Dança, Música e Teatro; DJ e VJ; Apresentador/Mestre de Cerimônia de Eventos, Animador Cultural; Oficinas, Minicursos, Workshops e atividades similares de vários segmentos artísticos; Assistente de Produção - Criação, Planejamento, organização e produção do Evento; Artes Visuais/Artesanato- Muralismo, grafitti, confecção de peças em eventos públicos, entre outros; Literatura – Slam, Contação de Histórias, Declamação de Poesia, Intervenção Literária, entre outros; Cultura Popular - Manifestações tradicionais, folclóricas, indígenas, cultura popular, Capoeira, Congada, Quadrilha junina, Catira, Folia de Reis, Carnaval, Religião de matriz africana, Danças Regionais, Tradicionais ou Folclóricas, entre outros.
O processo é composto por etapas, sendo essencial os documentos de habilitação e nos critérios de avaliação técnica, conforme o anexo I do edital. A avaliação técnica será conduzida por uma Comissão Julgadora composta por membros da FCU.
Os critérios incluem a avaliação da proposta (espetáculos, apresentações, shows, oficinas, etc.) com pontuação de 1 a 7, qualificação técnica e artística do proponente, comprovando atuação cultural há pelo menos um ano, por meio de portfólio e/ou material audiovisual (links) que demonstre sua experiência na modalidade em que está se inscrevendo, com pontuação de 3 a 10, e comprovação de experiência mediante apresentação de clipping (recortes de jornais, revistas e similares, folders/flyers, entre outros), com pontuação de 1 a 3. A pontuação varia de 0 a 20 pontos, sendo necessário atingir pelo menos 11 pontos para classificação, conforme critérios estabelecidos.
O edital tem validade de 12 (doze) meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado conforme a Lei 14133/21, e permanecerá aberto para as novas inscrições durante toda a sua vigência. Dessa forma, a classe artística que perder esse primeiro prazo, poderá se inscrever quando for oportuno, desde que atenda às condições estipuladas no edital.
As obrigações dos credenciados e da FCU estão detalhadas no edital, disponível no Porta-Voz.