Uberaba está há três meses sem chuva e a umidade relativa do ar está em 12%, bem abaixo dos níveis ideais. De acordo com climatologistas, o período de seca ainda vai incomodar a população pelo menos por mais um mês, mas enquanto a chuva não vem, os lava-jatos aumentam os lucros.
Com a poeira constante, cresce a procura por lavagem de carro. Miramom Alves, proprietário de um lava-rápido, diz que o movimento aumentou e que deve continuar assim até o início das chuvas. “A seca pode ser ruim, mas elevou em 20% o nosso lucro. Já é uma quantidade boa,” completa.
Para Luís Carlos Alves, de outro lava-jato, o aumento registrado é de 30%. Apesar de Luís explicar que o melhor período é entre novembro e janeiro, quando começa a época de chuva, o comerciante está satisfeito com o resultado de agora.
Em outro estabelecimento, o gerente Vanderlei Borges Filho confirma a ampliação das lavagens e diz que aguarda para a época das chuvas a mesma surpresa com o movimento. “De novembro a janeiro é disparado a melhor época. Quando a chuva dá uma trégua, o lava-jato fica lotado.”