Oficialmente, a Expoinel Minas Gerais 2009 termina hoje, mas os três leilões programados para a feira terminaram na quinta-feira, dia 30, e arrecadaram cerca de R$ 3 milhões. Os números oficiais, porém, só devem ser divulgados no início da semana e estarão disponíveis, juntamente com os resultados de todos os julgamentos, no site da Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), pelo endereço www.nelore-mg.org.br.
Para Loy Rocha, gestor executivo da AMCN, o resultado dos leilões foi considerado muito bom e supriu as expectativas dos criadores. Lembrando que ainda é preciso aguardar as informações sobre as movimentações ocorridas em negócios realizados paralelos à feira, ele espera que no próximo ano, com a crise financeira mundial já fazendo parte do passado, os números sejam ainda melhores.
Além disso, ele revela que a Expoinel-MG de 2010 acontecerá no mês de fevereiro e deve ser a primeira grande feira do país. “Este fator nos faz acreditar que seremos recordistas em números de animais, dentre todas as feiras realizadas ao longo do próximo ano”, afirma, lembrando que isso deve acontecer pelo fato de o ranking da associação terminar em setembro e, por isso, todos os criadores estarão esperando o momento de avaliar e conhecer os resultados daquilo que foi feito durante o período entre outubro e janeiro. “Eles estarão loucos para expor seus trabalhos”, confirma.
ExpoGenética. Terminada uma feira, o Parque Fernando Costa já prepara sua estrutura para receber a 2ª edição da ExpoGenética, que acontece entre os dias 16 e 23 de agosto. A exposição não contará com julgamento de animais. De acordo com Luiz Carlos Paranhos, diretor da ABCZ, o principal objetivo da exposição “é aproximar os criadores de zebu das informações e técnicas mais avançadas, relacionadas ao melhoramento genético do rebanho. Não temos julgamento de animais e sim discussões com foco neste melhoramento. Os criadores e pesquisadores trazem e trocam experiências”, finaliza.