“O pessoal que faz a poda do mato na calçada coloca tela para proteger os carros que passam na rua, mas não colocam para os carros que estão estacionados na calçada”, diz o denunciante (Foto/Divulgação)
A poda nas rotatórias e canteiros de Uberaba é essencial à conservação da cidade, entretanto, podem se tornar um problema para motoristas e pedestres quando não há a utilização adequada dos equipamentos para o serviço. Leitor do Jornal da Manhã revelou ter tido o carro danificado pela falta do uso de equipamento de proteção pelos profissionais da limpeza urbana.
“O pessoal que faz a poda do mato na calçada coloca tela para proteger os carros que passam na rua, mas não colocam para os carros que estão estacionados na calçada. Eu tive um carro estragado com uma pedra que espirrou do equipamento e pegou na lataria do meu veículo, danificando a pintura. Às vezes eles nem usam a redinha, e se um pedestre passa; uma criança? Machuca muito”, diz o denunciante.
Acionada pela reportagem do JM, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ação Urbana (Codau) reforçou que há fiscalização quanto ao uso dos equipamentos de proteção e disponibilizou seus canais de atendimento para denúncias de irregularidades. Quando ao caso relatado pelo leitor, a companhia se prontificou a relatar a situação à prestadora de serviços terceirizada para que as devidas providências sejam tomadas.
“Em todo e qualquer serviço realizado pela Codau, sendo por servidores da autarquia ou por empresas terceirizadas que prestam serviços à companhia, é exigido o uso de todos os equipamentos de proteção necessários para garantir a segurança do trabalhador e de terceiros”, ressalta a nota oficial.
Caso seja flagrada alguma irregularidade, é possível realizar uma denúncia pelos canais de comunicação e atendimento da Codau. Após, o fiscal faz a notificação verbal e, se houver reincidência, o comunicado é formalizado junto à empresa contratada.