BR-262, ainda sob concessão da Triunfo-Concebra, foi considerada regular pela Confederação Nacional dos Transportes (Foto/Jairo Chagas)
Levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta que das rodovias federais concessionadas, que cortam Uberaba, a BR-050, que está sob a gestão da Eco Rodovias, foi considerada em bom estado, em todos os quesitos avaliados: estado geral, de pavimentação, geometria e sinalização.
Já a BR-262, ainda sob a concessão da Triunfo Concebra no trecho de Minas Gerais, é considerada regular em todos os quesitos. A BR-050 foi avaliada nos 263 quilômetros de extensão em Minas Gerais, enquanto a BR-262 foi pesquisada em seus 890 quilômetros que passam pelo Estado.
No período em que o levantamento foi realizado, as rodovias estaduais foram avaliadas da seguinte maneira: a LMG-798 foi considerada regular em seu estado geral; na pavimentação, ruim; na geometria, regular, e na sinalização, ruim. A MG-427 foi considerada regular em todos os quesitos. E a MG-452 foi avaliada como boa em todos os pontos pesquisados.
A constatação faz parte dos resultados da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo Sest/Senat. Trata-se do maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil. O levantamento deste ano avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal (BRs) e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.
A classificação do estado geral compreende três principais características da malha rodoviária: o pavimento, a sinalização e a geometria da via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes. Em 2023, a avaliação regular, ruim e péssimo dessas características foi: 56,8% (pavimento), 63,4% (sinalização) e 66,0% (geometria da via), percentuais que também ficaram próximos aos dos registrados no ano passado: 55,5%, 60,7%, 63,9%, respectivamente.
Em Minas Gerais, a classificação das rodovias estaduais concessionadas foi considerada em situação regular em 56,4% no estado geral e boa em somente 15,51%, enquanto 21,1%, ruim, e 5%, péssima. Somente 1,93% é considerado excelente.
As rodovias federais concessionadas estão em situação melhor: são 52,4% consideradas boas, 9,5% como ótimas; 33,51%, ruim, e 4,31%, péssimas.
O transporte rodoviário, responsável pelo deslocamento de 65% das cargas e de 95% dos passageiros no país, movimenta-se sobre rodovias cuja qualidade do estado geral quanto à conservação está com 67,5% da sua extensão classificada como regular, ruim ou péssima e 32,5% classificada como ótima ou boa. Os percentuais demonstram uma relativa estabilidade no estado geral da malha rodoviária brasileira, em comparação com os resultados do ano passado, que apresentavam, respectivamente, 66,0% e 34,0% para os mesmos níveis de classificação.