O Licenciamento Ambiental Digital (LAD), desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), atendendo solicitação da Secretaria de Meio Ambiente, foi selecionado para receber o prêmio Smart Cities Awards, em Nova York, nos Estados Unidos. A premiação será no dia 26 de novembro.
Em ofício direcionado à prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, foi confirmada a premiação, na Expo Nova York Smart Cities, pela conquista do Prêmio Cidades Inteligentes na Expo BH, em março.
Este é o primeiro congresso latino-americano do segmento nos Estados Unidos. Neste ano, será realizada a segunda edição da Expo Nova York Smart Cities, com uma trajetória de pioneirismo que a levou a integrar o Pacto Global da ONU. Por meio das startups do ecossistema de inovação, engaja municípios, empresas e a comunidade em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A presidente da Codiub, Celi Camargo, destacou a importância de mais esse prêmio reconhecendo o trabalho desenvolvido por profissionais de T.I que estão na Codiub e aqueles que passaram pela companhia e deram a contribuição para a reescrita desse sistema.
“Importante destacar também, que além do LAD ser uma ferramenta inovadora, o fato de o nosso município estar dentro do pacto de cidades sustentáveis contribuiu para essa premiação”, finalizou.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edno Cesar Silveira, é com muito orgulho e merecimento que Uberaba recebe esse reconhecimento internacional, como Cidade Sustentável, após ter sido premiada em nível nacional pelo Programa Cidades Inteligentes.
"Essa plataforma foi uma construção conjunta da Semam e da Codiub permitindo agilidade para o empreendedor que pode acessar o sistema remotamente, fazendo todo o processo digitalmente até a emissão do Certificado de Licenciamento Ambiental e acompanhamento de todas as condicionantes."
Além disso vem trazer uma inovação muito grande, baseada inclusive em relação aos 17 ODS da ONU, pois traz uma economia de papel, tempo e procedimento. "É um sistema inteligente, sustentável e digital, dentro da lógica do papel zero", destacou, Edno.