ANIMAL

Licitação para manutenção dos Castramóveis deve sair ainda em março

Rafaella Massa
Publicado em 03/03/2024 às 20:12
Compartilhar

A Superintendência de Bem-Estar Animal deu início ao processo licitatório de manutenção dos Castramóveis. A licitação completa deve ser aberta até o fim do mês de março. As informações foram cedidas em primeira mão ao Jornal da Manhã pela superintendente Ana Paula Boaventura.

Segundo Ana Paula, a superintendência finaliza os Estudos Técnicos Preliminares (ETP) para fechar o termo de referência e abrir a licitação que contemplará a compra de equipamentos, insumos e mão de obra. A previsão é de que ainda no mês de março o processo seja concluído e a licitação aberta. 

Os equipamentos devem ser utilizados para atendimento de animais errantes, conforme esclareceu o promotor Carlos Valera, que acompanha e é parceiro da ação. Em entrevista à Rádio JM, Valera esclareceu ainda que os veículos estão em condições de serem usados, mas precisam de material humano, cirúrgico, insumos e remédios. 

“Falta logística. A atuação do castramóvel é balizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Então, o procedimento tem um protocolo de atendimento. O detalhamento [dos itens necessários] é gigantesco”, avalia o promotor. 

De acordo com Carlos Valera, o protocolo inclui o pós-atendimento aos animais, que hoje não faz parte das ações de castração em mutirão do município. “Nós temos que montar uma estrutura para que os animaizinhos fiquem lá duas, três horas. Essas ações de chipagem vão ser acompanhadas para que depois a gente possa saber, inclusive quem foi ou não castrado”, esclarece. 

Ana Paula Boaventura complementa a fala do promotor: “A própria equipe de castração pode se responsabilizar [pelo pós-operatório]”.

Em janeiro deste ano, a superintendente, acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Edno da Silveira, informou aos microfones da Rádio JM que o Castramóvel será usado para a castração das colônias de gatos em Uberaba. Os alinhamentos com as protetoras de animais já tiveram início a partir de uma reunião ainda no fim daquele mês. 

Conforme Boaventura, será utilizado o Castramóvel doado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). "Ele está mais completo. Então, é esse que a gente vai tentar jogar, porque aí eu posso fazer não só as colônias, como as solicitações dos bairros mais afastados de Uberaba”, afirma. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por