Usuária do transporte coletivo acionou a reportagem do Jornal da Manhã para reclamar de constantes atrasos na linha Pacaembu. Ela relatou que precisa pegar três linhas diferentes para chegar ao trabalho e que os atrasos, normalmente de 10 a 15 minutos, já fizeram com que ela perdesse o próximo ônibus e, consequentemente, se atrasasse para chegar no serviço. Questionada pelo JM, a administração municipal informou alteração em duas linhas que atendem o bairro onde a reclamante reside, que é o Alfredo Freire.
"Os atrasos são de 10 a 15 min, porém pego três ônibus pra ir trabalhar. Se um deles atrasa, acabo perdendo os outros. Moro no Alfredo Freire, a única opção que temos para o Shopping Uberaba é o Pacaembu, que vive lotado. Entro às 8h e os horários não batem. Tem um às 6h50, que chego muito cedo, e o próximo só as 7h30 aí já chego atrasada. Sem contar os finais de semana e feriados, que é mais de uma hora no ponto esperando o ônibus", reclama a moradora.
O Jornal da Manhã levou à Superintendência de Transporte Coletivo, da Secretaria de Defesa Social, os questionamentos da leitora. Segundo a pasta, já estavam previstas duas alterações em linhas que atendem o bairro onde ela mora, que são as linhas 25 (Pacaembu) e 21 (Alfredo Freire). "As mudanças na linha 25 já estão em vigor desde hoje, 4 de março, enquanto as da linha 21 serão implementadas a partir de amanhã, 5 de março. O objetivo dessas ações é garantir um transporte mais eficiente e pontual para os usuários", pontua a nota enviada ao JM. Contudo, os novos horários não foram especificados.
"Caso os usuários da linha 25 não consigam embarcar no Terminal Beija-Flor, eles podem optar pelo BRT até o Terminal Univerde, onde há diversas linhas que oferecem acesso ao Shopping. Entre as opções disponíveis estão as linhas 10 (São Cristóvão), 14 (Volta Grande) e 53 (Leblon), todas com paradas estratégicas próximas ao shopping", acrescenta a nota.
Questionada, a Superintendência de Transporte ainda confirma que "realiza levantamentos sobre a pontualidade das linhas de ônibus para identificar aquelas que apresentam atrasos frequentes. Uma vez identificadas, são adotadas medidas para minimizar esses atrasos e aprimorar o serviço prestado. Na semana passada, por exemplo, foram feitos ajustes nos horários das linhas 25 (Pacaembu) e 21 (Alfredo Freire)".
Além disso, a nota enviada ao JM também abre diálogo com o Shopping Uberaba para que planejamento estratégico facilite o acesso de colaboradores do mall usando o transporte coletivo. "A Superintendência mantém um canal de comunicação aberto com o Shopping Uberaba. Até o momento, não foram recebidas solicitações de alterações nos finais de semana e feriados por parte do Mall, nem solicitações de usuários relacionadas a este assunto. A Superintendência ressalta que está aberta a sugestões para melhorar o transporte coletivo em Uberaba. Para mais informações sobre os horários das linhas mencionadas, ou dúvidas sobre linhas e horários, os interessados podem entrar em contato pelos números 3318-0409 ou 3318-0408", finaliza a nota.
O JM também acionou o Shopping Uberaba sobre o assunto, que se prontificou a acionar lojistas sobre o assunto, a fim de trazer mais conforto aos colaboradores do mall. "O Shopping Uberaba sempre mantém contato com a Superintendência do Transporte Coletivo para atender da melhor maneira possível tanto os colaboradores da Administração como vendedores. Inclusive nas datas sazonais, que demandam horários diferenciados, é feita reunião com a equipe da Secretaria (de Defesa Social). O Shopping não recebeu queixa neste sentido, no entanto para conhecer essas necessidades será encaminhada uma circular para os lojistas solicitando que eles conversem com suas equipes e deem retorno para que o Shopping possa buscar a solução", diz a nota enviada.