Lançamento do livro Brumadinho 272 em Belo Horizonte (Foto/Redes Sociais)
Lançamento do livro Brumadinho 272 em Belo Horizonte (Foto/Redes Sociais)
Será lançado no próximo dia 30 de março, em Uberaba, o livro Brumadinho 272, escrito pelo secretário de Serviços Urbanos e Obras, Anderson Passos, junto da jornalista Luciana Quierati. O livro conta com relatos de sobreviventes e familiares das vítimas do rompimento da barragem que causou o que é considerado o maior acidente de trabalho e também um dos maiores desastres ambientais do Brasil. O lançamento acontecerá às 19h30, no Auditório Cecília Palmério, Uniube, Av. Guilherme Ferreira, 217.
A obra conta com o depoimento de 87 pessoas que foram entrevistadas para relatar as situações vivenciadas durante aquele período. Segundo Passos, os personagens marcarão presença no lançamento em Uberaba.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros e atual membro do 1º escalão do Governo Municipal foi um dos comandantes das equipes que atuaram na lama nos primeiros quatro meses da Operação Brumadinho e conduz a narrativa. “É um projeto nascendo, gestado por 4 anos. Nasceu quando percebemos que as pessoas ouviam as histórias e diziam ‘isso dá alguns livros, alguns filmes’”, afirma Passos.
É válido lembrar que Brumadinho 272 é uma obra independente e será lançada pelo selo 11 Letras da 11 Editora. Todo o lucro arrecadado com as vendas será destinado a uma instituição social de Brumadinho.
A tragédia aconteceu em 25 de janeiro de 2019 e deixou oficialmente 270 mortos, mais dois bebês nas barrigas das mães, completando 272 pessoas, fato que nomeia o livro. A Operação Brumadinho teve início no dia da tragédia e se estende até hoje, após 4 anos e 2 meses. A operação continua em busca de três vítimas ainda não encontradas. Dessa forma, é considerada a mais longa operação de resgate de que se tem notícia em todo o mundo.