As quatro noites de carnaval realizadas no CentroPark levaram muitas pessoas a curtirem os shows e desfiles das Escolas de Samba. Em função do movimento no local, o volume de lixo recolhido foi grande. Além dos catadores de latas que circulam coletando uma a uma, equipe de limpeza também recolheu o lixo no dia seguinte.
No início da manhã, durante os dias de festa, 30 funcionários da empresa responsável pela limpeza urbana em Uberaba realizaram o trabalho em todo o CentroPark, com varrição desde as arquibancadas, até o palco e passarela. Em seguida o lixo foi recolhido e encaminhado ao aterro sanitário.
Segundo Tiago Lemos Araújo, encarregado de serviço, os trabalhadores foram enviados ao CentroPark por volta de 7h da manhã e no prazo de 1 hora e meia terminam o serviço, para dar continuidade ao trabalho de limpeza nas ruas da cidade, que não pode parar.
“Os principais materiais recolhidos foram latas de cerveja, refrigerante e copos plásticos. Por dia foram retirados de 600 quilos a 1 tonelada de lixo”, explica Araújo.
Apesar de ter empresa responsável pela limpeza no local, nada impediu que catadores de latas estivessem no CentroPark durante à noite, recolhendo material. Segundo voluntária de projeto social que trabalha com este tipo de serviço, Eliana Gomide, são pagos, aproximadamente, R$2,20 pelo quilo de latas e R$0,90 pelo quilo de garrafa pet.