Com seus habitats naturais destruídos, os animais acabam invadindo a cidade em busca de sobrevivência (Foto/Reprodução)
Um lobo-guará foi avistado vagando pelas ruas da cidade, neste final de semana. Uberaba enfrenta um cenário preocupante devido ao aumento dos incêndios na região, agravado por um período de 142 dias sem chuva. Este ambiente hostil está forçando animais selvagens a buscar refúgio na área urbana.
Este incidente é mais uma manifestação dos graves danos ambientais causados pelas queimadas, cuja origem, em 99,1% dos casos, está associada à ação humana.
O impacto das queimadas sobre a fauna local é significativo. Destruídos os seus habitats naturais, os animais acabam invadindo a cidade em busca de sobrevivência. "A quantidade de bichos encontrados nas casas nesta época do ano é enorme", relata o coronel Anderson Passos, ex-comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba.
Além de serem deslocados de seu ambiente, muitos desses animais sofrem ferimentos, são atropelados ou acabam dentro de residências.
Os bombeiros da cidade têm se deparado com um aumento significativo no número de resgates de animais. As cobras lideram essa lista, com uma média de três capturas diárias, mas tamanduás, teiús, lobos-guará e diversas espécies de aves também têm sido encontrados buscando abrigo na área urbana.