Menos de uma semana após o comércio comemorar crescimento nas vendas de Natal, grandes redes de varejo anteciparam os tradicionais saldões do começo do ano e já estão com todo o mostruário em liquidação. Na segunda-feira, na porta das duas lojas da rede Eletrosom, filas imensas já se formavam a partir das 5 horas da manhã. Segundo o gerente, Anderson Leonel Dultra, a estratégia foi para que a loja saísse na frente da concorrência e atraísse o consumidor que estava guardando o dinheiro do 13º salário para aproveitar as liquidações. A concorrência também é motivo para que as demais lojas do setor de eletrodomésticos fiquem atentas à data escolhida por outras. Segundo gerente da filial da Ricardo Eletro em Uberaba, Ana Paula Resende, a loja está esperando o anúncio da concorrência para definir a data do “Madrugadão”, como é chamada a liquidação. Mas ela adianta que os descontos devem chegar a 70%. Apesar de o ano ter significado crescimento expressivo para o setor, Ana Paula está otimista e acredita que as vendas devam significar até 50% do total comercializado durante o mês de janeiro. O gerente da loja do Magazine Luíza no Centro da cidade, João Batista Tavera, conta que muitos consumidores já estão perguntando pela data da “Liquidação Fantástica”. A previsão é de que seja no fim da segunda semana de janeiro. Internet. Vários sites também já iniciaram tradicionais liquidações após o Natal. Os descontos vão até 70%, com frete grátis para qualquer lugar do Brasil e ainda com a opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão. Entretanto, Tavera lembra que, no dia do saldão, o site não irá funcionar, para que não seja injusto com o cliente que dormiu na fila para comprar.