Previsão é de movimento 20% superior ao de 2022, o que está sendo impulsionado com a decoração natalina da cidade
Decoração de Natal instalada este ano é um dos atrativos para que o comércio de rua possa vender mais (Foto/Divulgação)
Na semana que antecede o Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) mantém projeção de crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente da CDL, Fernando Xavier, disse à Rádio JM que o comércio está aquecido neste mês de dezembro e a esperança dos lojistas é bater a meta.
Xavier destacou que a CDL trabalhou intensamente para que o resultado das vendas de fim de ano seja positivo para o comércio. Entre as ações que ajudaram a alavancar as vendas, ele destacou a decoração natalina nas principais vias públicas do município.
“A cidade está bonita e iluminada. Isto vem somar com a prorrogação do horário de funcionamento do comércio, já que nesta semana as lojas ficam abertas até as 21 horas. Isso é importante, pois muitas pessoas deixam suas compras para a última hora. Então, essa é mais uma oportunidade para aquecer o comércio”, ressaltou Xavier.
O presidente da CDL ainda destacou a campanha de Natal lançada pela entidade, que vai distribuir mais de R$150 mil em prêmios aos consumidores que realizarem suas compras no comércio local.
“Promovemos uma campanha diferente este ano, sorteando carro, moto e outros prêmios. E, além do Papai Noel, temos a presença das princesas que percorrem todo o comércio, visitando as lojas parceiras e movimentando este fim de ano. Estamos todos otimistas com as vendas para o Natal”, frisou Xavier.
Entre os prêmios da campanha de fim de ano da CDL estão um carro zero-quilômetro, três motos, vale-compras para clientes e vendedores das lojas participantes, prêmios instantâneos e televisores para lojistas que aderirem à campanha.
Pesquisa da Fecomércio-MG aponta que os comerciantes estão otimistas para o Natal deste ano. Trata-se da data comemorativa com maior impacto para o comércio no segundo semestre. Para este semestre, o Natal, principal data do calendário varejista, apresenta a maior expectativa de vendas. Outras datas com um bom indicativo de melhora nas vendas foram o Dia dos Pais (26,6%) e o Dia das Crianças (19,0%).
Para 2024, Fernando Xavier disse que ainda não foram traçadas as estimativas. “Vamos aguardar o fechamento de 2023; a partir daí, projetaremos o ano de 2024”, disse o presidente da CDL.