Aproximadamente 40 famílias moradoras do loteamento Vila Real, localizado na MG-427, procuraram a redação do Jornal da Manhã para denunciar transtornos causados pelas constantes falhas na transmissão de energia elétrica. Segundo o comerciante Jair Dikman, desde que se mudou para o loteamento, em 2004, o problema ocorre em curtos intervalos de tempo. “E quando chove, então, fica horrível. Nesses últimos meses estamos tendo muitas dificuldades”, reclama. Para Jair e seus vizinhos, que enfrentam a mesma situação, passando por cortes de até 16h quase semanalmente, a explicação dada pela Cemig é a de que o lugar é caracterizado como loteamento rural e, como tal, suporta carência de até 17h para falhas. “Isso foi o que a Cemig disse, mas não é verdade. Por que pagamos IPTU?” – questiona o comerciante. Sem mais esclarecimentos, especulação corrente entre os moradores do Vila Real é a de que os defeitos no serviço ocorrem porque sua rede é interligada à da cidade de Água Comprida, o que dificultaria a transmissão. “Se é isso mesmo, deveria ser interligado a Uberaba, e não a outra cidade”, observa. O responsável pelo relacionamento externo da Cemig, Valter Hugo Vieira, foi questionado sobre o caso e confirmou o registro de interrupções de energia no local, a maioria ocasionada por descargas elétricas. “Mas, apesar disso, os índices apurados então dentro dos limites permitidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica”, justifica. De acordo com ele, mesmo embasando-se nesse fato, análise de acordo com as falhas detectadas pelo sistema está sendo realizada pela empresa para, se necessário, realizar manutenções no local. A informação de que a rede no loteamento seria ligada à de Água Comprida não foi confirmada.