“Nós temos que combater diariamente o racismo para termos uma cidade antirracista.” A frase foi dita por Maria Abadia, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que falou sobre a conscientização, conquistas legais e ações de Uberaba em novembro, mês que se comemora o Dia da Consciência Negra.
Abadia lembra que novembro apenas externa um extenso trabalho realizado ao longo do ano. “A luta não para, e novembro é um mês em que a gente finaliza as ações que começamos desde janeiro, em favor da formação e conscientização das necessidades que temos para uma cidade antirracista”, posiciona Abadia.
Para este ano, a programação será mais extensa, visto que a Fundação Cultural estabeleceu parcerias com importantes instituições de ensino. “Este ano, estabelecemos parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a Superintendência Estadual de Educação, com o IFTM e também com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)”, revela.
Outra importante ação, lembra Abadia, é a Medalha Zumbi, concedida pela Câmara Municipal de Uberaba. A homenagem a personalidades engajadas na luta antirracista ficou suspensa por quase uma década e foi retomada em 2022, após mudança na lei promovida pelo vereador Pastor Eloisio.