CIDADE

Mãe denuncia falta de vacina contra meningite

Leitora do Jornal da Manhã, que preferiu não se identificar, enfrentou situação complicada ao levar a filha de três meses para atualizar o cartão de vacinação, no Caism

Thassiana Macedo
Publicado em 09/02/2011 às 00:57Atualizado em 20/12/2022 às 01:46
Compartilhar

Leitora do Jornal da Manhã, que preferiu não se identificar, enfrentou situação complicada ao levar a filha de três meses para atualizar o Cartão de Vacinação, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Caism), ontem. A recém-nascida precisava ser imunizada contra meningite, mas foi constatada a falta da vacina, não só para a doença infecciosa como para outras enfermidades. Segundo a mãe, as atendentes solicitaram o contato posterior, por telefone, para verificar a oferta das doses.

A reportagem procurou a Central de Vacinas de Uberaba para apurar o caso e a enfermeira responsável, Lúcia Vallim, não negou que tivesse havido falta, mas informa que o problema já foi solucionado e as doses já estão  disponibilizadas em todos os postos. Ela explica que o Estado manda o quantitativo exato de doses para meningite e pneumonia referente ao mês, por serem vacinas mais caras. “O Estado calcula de acordo com a média de crianças nascidas em ano anterior. A última média feita foi relativa a 2008 e estamos recebendo cerca de 930 doses, mas temos população flutuante grande e o número de nascimentos no município aumentou”, esclarece.

Lúcia destaca que, geralmente ao final de cada mês, pode haver falta em certos períodos do ano, devido a fatores variáveis e é necessário esperar o envio de novo estoque por parte do Estado no início do próximo mês. “A orientação que damos à população é que procurem os postos no início do mês para evitar o problema”, informa Lúcia Vallim.

Outra recomendação é manter o Cartão de Vacinação das crianças sempre atualizado para evitar a procura em época de larga demanda. “Isso aconteceu porque no final do ano passado muitas crianças estavam com o cartão atrasado. Em janeiro e fevereiro aumentam as matrículas em creches que pedem o cartão de vacina atualizado e devido à procura a demanda aumentou, mas são situações esporádicas”, afirma a enfermeira.

Calendário. Vale lembrar que a primeira campanha a ser priorizada pelo calendário de vacinações deste ano será a trivalente contra Influenza. De 25 de abril a 14 de maio, a população de crianças a partir de seis meses e menores de três anos, profissionais das Unidades de Saúde treinados para atendimento de Influenza, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, será imunizada contra dois tipos de vírus da gripe comum e um da gripe H1N1.

De 6 de agosto a 10 de setembro acontece a vacinação contra poliomielite ou paralisia infantil, voltada às crianças menores de quatro anos, e a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, priorizada para reforçar a imunização de crianças de 12 meses e menores de cinco anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por