Falta de professores é realidade nas escolas Prof. José Geraldo Guimarães e Uberaba (Foto Ilustrativa) (Foto/Divulgação)
O encerramento do primeiro semestre de 2024 se aproxima e algumas escolas da rede municipal ainda sofrem com a falta de professores. O Jornal da Manhã recebeu duas denúncias sobre a situação, que é realidade para os alunos da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães e da Escola Municipal Uberaba.
Confira também: Audiência pública vai tratar de casos de racismo nas escolas
Ao JM, a mãe de um aluno da escola Professor José Geraldo Guimarães, que é cívico-militar, localizada no bairro Pacaembu, relata que os estudantes do 9º ano estão sem um docente da matéria de Geografia, desde o início do ano. “Os meninos, até hoje, praticamente no fim do segundo bimestre, não têm professor de Geografia. Uma série de finalização, [os alunos] vão prestar processos seletivos no fim do ano e sem professor. Isso é pouco caso da Prefeitura”, reclama.
A mesma situação é denunciada por outra mãe de aluno do 8º ano, da Escola Municipal Uberaba, no bairro Fabrício. Conforme relato, o professor de Ciências teria sido afastado no início do ano, mas até o momento não foi colocado substituto. “A turma está sem conteúdo e sem avaliação desde o primeiro bimestre, e já estamos no meio do segundo bimestre. Na escola, já estão cansados de fazer o pedido pelo novo professor”, afirma.
A mãe reclama ainda que a professora da matéria de Inglês não estaria aplicando nenhum conteúdo. “Entra na sala e senta. Já fiz a reclamação com o secretário de Educação e com a prefeita, por esse canal, e até o momento nada”, aponta a denunciante.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba, em busca de posicionamento sobre as reclamações. Em nota, a Secretaria de Educação alega que houve designação, no dia 14 de maio, para a disciplina de Geografia na Escola Professor José Geraldo Guimarães, porém, o profissional não assumiu o cargo, o que deixou uma lacuna.
“Atenta, a Semed já iniciou o processo de chamada de substituto para preencher essa vaga. Essa é a única vaga aberta atualmente para a disciplina na rede municipal de ensino e espera-se que seja preenchida na próxima designação”, aponta a nota.
Segundo a Semed, a substituição do professor de Ciências da Escola Municipal Uberaba foi feita no início de maio. “Recentemente, uma outra professora de Ciências também se afastou e já foi aberto o processo de designação para substituí-la. Na última convocação, das duas vagas de Ciências disponíveis, uma foi preenchida e a outra, não, mas há uma nova convocação para resolver essa situação”, informa a pasta.
Sobre a reclamação em relação à professora de Inglês, a secretaria afirma que, no quadro de necessidades, não há nenhum pedido de substituição para a professora de Inglês na Escola Municipal Uberaba. “Todos os profissionais seguem as diretrizes definidas pelo Ministério da Educação (MEC), mas com acompanhamento da Diretoria de Ensino”, alega a nota.