Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, em parceria com a Uniube, realiza palestra nas unidades de saúde de Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal no "Maio Vermelho".
Durante todo o mês, profissionais do Departamento de Saúde Bucal da SMS, em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), por meio do Curso de Odontologia, realizam palestras de conscientização no programa Sala de Espera das unidades de saúde do Município.
De acordo com o Ministério da Saúde, o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Outras causas podem estar associadas, como a falta de higiene bucal e alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C.
“A prevenção é a melhor atitude. Cuidar da saúde bucal faz parte do autocuidado e todos nós devemos estar atentos às medidas simples do cotidiano, como escovação adequada e diária, limpeza da língua, usar o fio dental, não compartilhar os itens de higiene bucal e buscar um profissional pelo menos uma vez ao ano para avaliação e limpeza”, explicou a chefe do Departamento de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, Márcia Helena Destro Nomelini.
Márcia ressaltou que o exame rotineiro da boca, feito por um profissional de saúde, pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. "O câncer bucal é uma patologia extremamente mutiladora. Se identificada em casos mais avançados, pode levar o paciente a perder parte da mandíbula, língua e dentes. Por isso o autoexame é importante para detectar se há feridas, fissuras, caroços, sangramentos há mais de 15 dias, e nesse caso a pessoa deve procurar um profissional, explicou".
Em Uberaba, os atendimentos odontológicos são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada para os procedimentos simples e complexos. Para receber o atendimento odontológico, o paciente precisa procurar a unidade mais próxima de sua residência para avaliação. Após a análise, ele é encaminhado para agendamento, de acordo com as necessidades e a disponibilidade da agenda da unidade de saúde.
O Departamento de Saúde Bucal realizou, em 2023, 123.138 atendimentos nas UBSs, 24.008, na Atenção Especializada e mais de 5 mil, no Pronto Atendimento Adulto (UPA São Benedito).