Mais de 1.500 animais, entre cães e gatos, foram atendidos até março deste ano (Foto/Divulgação)
O convênio firmado entre a Prefeitura e o Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube) para atendimento gratuito de animais tem alcançado resultados significativos desde sua implementação em abril de 2022. De acordo com os números apresentados na semana passada ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Compda), mais de 1.500 animais, entre cães e gatos, foram atendidos até março deste ano.
No período mencionado, um total de 1.595 animais foram beneficiados pelo convênio. Dentre eles, 127 foram encaminhados pela Superintendência, 1.420 eram animais de estimação com tutores, 21 vieram do Corpo de Bombeiros e 29 foram provenientes do Departamento de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
Os atendimentos realizados por meio do convênio totalizaram 3.078 de abril de 2022 a março deste ano. O valor do contrato foi superior a R$ 1,6 milhão, sendo renovado por mais um ano a partir de abril último.
Além de apresentar os dados sobre os atendimentos, a equipe do Hospital Veterinário da Uniube também mostrou as instalações e serviços oferecidos. Os conselheiros do Compda e os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente foram recebidos pelo gerente clínico da unidade hospitalar, Cláudio Yudi, e pelo diretor de Serviços em Saúde da Uniube, Iraci Neto, juntamente com sua equipe.
Rita de Cássia Andrade, presidente do Compda, destacou que a visita foi solicitada devido ao fato de o convênio entre a Prefeitura e o Hospital Veterinário da Uniube para atendimento gratuito de animais ter completado um ano, durante o qual o local passou por adaptações e reformas para melhor atender à crescente demanda de saúde animal. Ela ressaltou também a criação da Superintendência do Bem-Estar Animal como uma importante política pública implementada pela atual gestão.
Durante a reunião, o Conselho reforçou a importância do controle populacional de cães e gatos e solicitou a ampliação do número de castrações patrocinadas pelo Poder Público. Alberto de Faria Pereira, superintendente do convênio, informou que estão programados mais quatro mutirões a serem realizados até o final deste ano, com os próximos agendados para junho, nos bairros Ponte Alta e Beija-Flor II, em Uberaba.
Além da presidente do Compda e do superintendente, estiveram presentes na reunião os conselheiros Selma Aparecida de Bessa, Guilherme Caetano Garcia, Cleibiane Evangelista Franco Borges e Danielle Francisco de Souza, o secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, e a chefe da Seção de Educação Ambiental da Semam, Victória Caroline das Virtudes.