Ambulatório Milton Toubes, em frente ao Hospital da Criança (Foto/Google Maps)
Criado pare reforçar o atendimento infatil em Uberaba, o Ambulatório Pediátrico Milton Toubes atendeu 1.515 crianças nos últimos cinco meses. A unidade foi escolhida como alternativa ao atendimento no Hospital da Criança, que vinha recebendo diversas críticas de superlotação. Paralelamente, as unidades básicas de saúde reforçam o atendimento pediátrico, tendo registrado atendimento de 31.599 pacientes em todo o ano passado, o que representa um aumento de quase oito mil atendimentos.
Atualmente, o Ambulatório Pediátrico Milton Toubes conta com dois médicos, três enfermeiros e um farmacêutico para atendimento à comunidade. A farmácia da unidade também está à disposição dos responsáveis para a dispensação de medicamentos, após consulta, caso seja necessário. O primeiro atendimento é uma triagem realizada por enfermeiros da SMS no próprio Hospital da Criança. Os casos que não necessitam da continuidade do tratamento em ambiente hospitalar são encaminhados para atendimento no ambulatório Milton Toubes, das 17h às 22h.
A secretária adjunta da Saúde, Valdilene Rocha, destacou a importância dos atendimentos nas UBSs para manter a assistência em saúde mais próxima da população e auxiliar no acompanhamento médico mais periódico, sem a necessidade de percorrer longas distâncias para conseguir atendimento médico para os filhos.
Edital aberto. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está credenciando profissionais para atendimento à necessidade e interesse do município, até 6 de julho de 2023, das 12h às 17h30, em regime de 5 horas e de 10 horas. As atividades a serem credenciadas são para médicos clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra, psiquiatra adulto e infantil, neurologista adulto e infantil, angiologista, vascular, gastroenterologista, otorrinolaringologista, hematologista, cardiologista, ortopedista, pneumologista, geriatra, endocrinologista adulto e infantil, coloproctologista, dermatologista, nefrologista, urologista, radiologista, infectologista e oftalmologista, além de enfermeiros padrão, fisioterapeutas e farmacêuticos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 34-3318-0938 ou e-mail comissaolicitacaopmu@gmail.com.