Equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras foi mobilizada para remoção e limpeza
Funcionários da empresa Verdan, vencedora da licitação, está promovendo a supressão de árvores em risco (Foto/Divulgação/Prefeitura de Uberaba)
Em três dias de dezembro, 8, 9 e 10, 102 árvores caíram após forte ventania em Uberaba. A enorme quantidade mobilizou equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras até próximo ao Natal para a retirada das espécies, que ficaram caídas ao solo. Contudo, além da remoção, a queda de árvores acende alerta para o replantio, a fim de recompor o déficit arbóreo da cidade.
“As árvores em praças, por exemplo, já estamos replantando. As que são particulares, de calçadas das residências, são de responsabilidade do proprietário, que pode nos acionar pra fazer a supressão. O replantio é também de responsabilidade do proprietário e doamos a muda no Horto Municipal para que ele replante”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o plantio de novas árvores e reposição das que findam seu ciclo biológico, seja por tempo ou condições climáticas, é algo contínuo. No entanto, algumas árvores caíram por estarem em local inapropriado. Assim, não será plantada espécie do mesmo porte, pois o Plano de Arborização indica sempre o plantio da árvore certa no lugar certo.
“Em alguns casos não há como plantar no mesmo lugar, haja vista incompatibilidade com rede elétrica ou outra estrutura. No entanto, outras são plantadas em outros lugares”, frisou a nota enviada a reportagem do Jornal da Manhã.
Dados da Secretaria do Meio Ambiente informam que de janeiro a agosto de 2023 foram plantadas 530 árvores em praças e avenidas e no mesmo período doadas para pessoas físicas e jurídicas 544 mudas.
Outras 2.090 espécies ornamentais para paisagismo foram plantadas pela prefeitura em áreas públicas, totalizando 3.150 plantios nos oito primeiros meses deste ano. Em 2022, foram doadas 458 mudas e plantadas 471 árvores e 3.858 espécies ornamentais. Somadas às plantas doadas, mais de 4.300 mudas saíram do Horto.