Para Diogo Nobre da Silva, museólogo do CCCP/UFTM e supervisor do Museu dos Dinossauros, o sistema anterior de contagem de pessoas não era muito eficiente
O levantamento foi divulgado pela diretoria do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) (Foto/Divulgação)
Mais de 120 mil pessoas visitaram o Museu dos Dinossauros, em Peirópolis, no ano passado. O levantamento foi divulgado pela diretoria do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP).
Após a implantação do Sistema de Contagem de Pessoas, de abril a dezembro, o Museu registrou 90.182 visitantes, sendo 68.100 turistas e 22.082 alunos de instituições de ensino públicas e particulares.
“Nós implantamos a contabilização mecânica por meio de um dispositivo de contagem a partir de abril e, desde então, todo visitante que entra em nossos museus é contabilizado. Dessa forma, temos números reais”, explicou Stela Mariana de Morais, diretora do CCCP.
No sistema de contagem anterior, registrado em cadernos de assinaturas pelo próprio usuário, dispostos nas entradas das unidades do Museu, obteve-se, de janeiro a março, um total de 30.063 visitantes, fechando mais de 120 mil visitantes no total.
Para Diogo Nobre da Silva, museólogo do CCCP/UFTM e supervisor do Museu dos Dinossauros, o sistema anterior de contagem de pessoas não era muito eficiente, acreditando que “esse número é ainda maior, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, que coincidem com as férias dos estudantes e geralmente das famílias, aumentando significativamente as visitas nas dependências do Museu”.
Segundo a direção do CCCP, o número é recorde. E esse movimento registrado no museu é atribuído não só à mudança do método de contagem de pessoas, mas a esforços conjuntos da equipe do CCCP em parceria com outros setores da UFTM na elaboração de uma agenda estratégica ainda em 2021, alinhada com a Comunidade de Peirópolis, priorizando as atividades presenciais.
A direção do CCCP aponta que, entre as ações, o Museu dos Dinossauros disponibilizou transporte gratuito aos alunos das escolas públicas do município sem meios próprios para a locomoção irem ao Museu; disponibilizou o Auditório Ametista para sediar diversas atividades de eventos da UFTM e organizou uma série de eventos. Em 24 de julho, data de comemoração oficial dos 30 anos do Museu, o espaço registrou oficialmente 3.446 visitantes.
“Se levar em conta outros atrativos da praça principal de Peirópolis, esse número pode ser bem maior. Acreditamos que, nesse dia, Peirópolis tenha recebido mais de 15 mil visitantes”, afirmou Stela.