De acordo com a Justiça Eleitoral, a identificação biométrica torna o processo eleitoral ainda mais seguro, ao evitar que uma pessoa vote no lugar de outra, além de possibilitar a detecção de eleitores registrados mais de uma vez no Cadastro Eleitoral (Foto/Reprodução)
Quase 219 mil eleitores de Uberaba estão com a biometria em dia. O público representa 94% do eleitorado da cidade. No entanto, outras 14 mil pessoas ainda não realizaram o processo.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a identificação biométrica torna o processo eleitoral ainda mais seguro, ao evitar que uma pessoa vote no lugar de outra, além de possibilitar a detecção de eleitores registrados mais de uma vez no Cadastro Eleitoral. A data-limite para o cadastro biométrico foi em 8 de maio. Mesmo que a pessoa não tenha a biometria atualizada, ainda é possível votar.
Desde 2008, a Justiça Eleitoral adotou a utilização de impressões digitais para identificar biometricamente o eleitorado. A coleta da biometria é um serviço eleitoral obrigatório e gratuito, realizado de forma presencial.
A data-limite para o cadastramento eleitoral também se aplica à transferência de domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, como ao se mudar para um bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. Portanto, quem não realizou o procedimento até a data-limite terá que votar na mesma seção.