A campanha do Agosto Lilás visa conscientizar e combater a violência contra a mulher (Foto/Divulgação)
Dentro da programação que se estende no mês de agosto, durante a campanha de combate à violência contra a mulher, foram programadas nove palestras com as participantes da Varrição Social. Na última semana, a equipe do Centro Integrado da Mulher (CIM) esteve na Funel, no bairro Abadia, com a turma que faz a limpeza de ruas e logradouros públicos da cidade em seis bairros.
Atualmente, 290 pessoas atuam na Varrição Social, constando 272 mulheres e 18 homens, e muitos, na oportunidade, conheceram os atendimentos prestados pelo CIM.
“É muito bom a gente aprender e escutar, porque nem sempre sabemos que existem as leis e locais que nos protegem. E, mesmo que esse tipo de situação não aconteça com a gente, podemos ajudar outras mulheres”, comentou Neide Oliveira, voluntária da Varrição Social.
De acordo com o coordenador-geral da Varrição Social, Wesley Silva, as palestras estão levando muito mais que informação às participantes do programa.
“Dividimos as reuniões para diminuir as turmas e aproximá-las da equipe do CIM, e percebemos a importância desses encontros. Essa aproximação vai mudar a vida delas e, como o Programa Todos por Uberaba tem a função social, esta é mais uma forma de cumprirmos o nosso papel, de trazer oportunidades e melhor qualidade de vida às pessoas”, explicou Wesley.
Outra voluntária se sentiu ainda mais acolhida com todas as informações que recebeu. Com tranquilidade, contou que já passou por violência e buscou ajuda.
“Acho que toda mulher deveria participar das palestras do CIM, especialmente aquelas que não têm coragem de denunciar, porque participando pode dar vontade de ir lá e se abrir, falar o que está se passando dentro da sua própria casa. Nós mulheres merecemos respeito!”, enfatizou.