Mais de 35 mil pessoas já passaram pelo Santuário de Nossa Senhora d’Abadia, em Uberaba, nestes dez primeiros dias de festa. Em média, diariamente, 3.500 fiéis têm participado das missas.
De acordo com o padre Jacaúna, todas as celebrações têm lotado o Santuário. “Nas missas das 6h, 12h e 15h, a capacidade de 800 pessoas sentadas tem sido total. E, na cerimônia da noite, às 19h, cerca de mil religiosos acompanham a palavra de Deus. Temos até que colocar cadeiras nas laterais que ficam cheias, e no fundo também”, afirma.
Padre Jacaúna destaca não só a presença maciça dos devotos, como também a grande participação dos voluntários na organização e execução dos eventos religiosos, desde o primeiro dia dos festejos, em 31 de julho. “São cerca de 500 pessoas trabalhando intensamente, com grande dedicação e empenho. Em torno de 250 atuam no setor social e outros 250 concentram as atenções no segmento religioso”, informa.
O padre Jacaúna ressalta também o grande envolvimento dos devotos de Nossa Senhora d’Abadia nos principais eventos realizados até agora, como a carreata e a missa sertaneja.
“No domingo (8), Dia dos Pais, tivemos a missa afro, com decoração específica no Santuário e o padre João Elias, de Goiás, presidindo a cerimônia. Muitas pessoas estavam presentes e ficamos muito satisfeitos com o resultado. A carreata e a cavalgada também chamaram atenção de muitos uberabenses e até de visitantes de outras cidades”, enfatiza.
O leilão de gado, com mais de 100 animais doados, além de algumas prendas fornecidas por empresas e comerciantes locais, movimentou o pátio do Santuário na noite de ontem. Antes, a missa sertaneja, presidida pelo padre Wagner, de Goiânia (GO), chamou atenção. Ela foi dedicada aos fazendeiros e agricultores. Os integrantes da Romaria do Paizinho, que voltaram no domingo, 8, também receberam intenções especiais nesta celebração, marcada pelo estilo e ornamentos sertanejos.