CAUSA ANIMAL

Mais de 60 protetoras compareceram à reunião da Semam sobre colônias de gatos

Publicado em 31/01/2024 às 21:06Atualizado em 01/02/2024 às 10:19
Compartilhar

(Foto/Divulgação PMU)

Mais de 60 protetoras independentes participaram da reunião com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Superintendência do Bem-Estar Animal, que aconteceu na noite desta terça-feira (30), no anfiteatro do Centro Administrativo. O titular da Pasta, Edno César Silveira, avaliou positivamente o encontro que teve o objetivo de identificar e elaborar um Plano de Ação no sentido de mapear as mais de 100 colônias de gatos existentes em Uberaba. 

A prefeita Elisa Araújo falou no evento sobre a importância dessa união entre o poder público e as protetoras independentes para fazer um diagnóstico sobre essas colônias e trabalhar para conter a multiplicação desses animais, e principalmente, cuidá-los após a castração. As vereadoras da causa animal Alessandra Piagem e Denise Max também estiveram presentes no evento levando suas protetoras. 

A superintendente do Bem-Estar Animal, Ana Paula Boaventura, lembrou que somente conhecendo a realidade dessas colônias será possível implementar ação ampla para controle populacional e atendimento pet de forma mais eficaz.
A protetora independente Cláudia Costa, que é líder do grupo “Apaixonados por Gatos”, com mais de 5 mil pessoas, observou que essa é a primeira vez que o Poder Público se preocupa com os gatos de rua e essa falta de atenção levou ao aumento exponencial dessa população. “A visibilidade que a Prefeitura está dando a esses animais é muito importante, pois as protetoras independentes lutam sozinhas para dar o mínimo de bem-estar a eles”, disse.  

Cláudia tem grande expectativa em relação a essa união entre os protetores e a Prefeitura. "A prefeita Elisa é a primeira a dar abertura à causa animal de forma inovadora, especialmente na questão dos gatinhos. Com esse apoio podemos diminuir a proliferação desses animais, conscientizando a população com educação ambiental, especialmente, sobre a guarda responsável, que é o mais importante", salientou.

Durante o evento, o gerente clínico do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), professor Cláudio Yudi Kanayama, proferiu a palestra “Desafios e soluções no manejo humanitário de populações de gatos ferais: o papel da captura, esterilização e devolução (CED).  Nesse caso existe um protocolo a ser cumprido cujos primeiros passos consistem exatamente no que está sendo proposto pela Semam, que é o mapeamento das colônias. “Para podermos planejar as ações futuras junto às protetoras, precisamos conhecer a realidade das colônias de gatos e qual a condição desses animais em cada uma delas”, apontou Edno Silveira. 

De acordo com os dados do HVU, estima-se que a população mundial de gatos domésticos seja de 272 milhões de indivíduos, sendo que 58% provavelmente são gatos de rua e não domesticados. Isso cria problemas com a transmissão de doenças zoonóticas, superlotação de abrigos, maus-tratos e acidentes de trânsito.  

Os gatos são classificados como domiciliado; semidomiciliado, que pode ser comunitário; os perdidos ou abandonados e o feral, que é arisco, agressivo e assilvestrado, independente de humanos, vive livremente e organiza-se solitariamente ou em colônias. O professor Cláudio Yudi considera a iniciativa de fazer o chamamento público das protetoras de felinos, especialmente dos "ferais", o primeiro passo de um grande trabalho desafiador, tendo em vista ser um problema de saúde pública. 

De acordo com ele, as pesquisas têm mostrado que em Minas Gerais vem avançando as doenças zoonóticas e raiva. Além disso, existem problemas como maus-tratos e mortes que causam revolta na população. "Temos que parabenizar a Administração municipal por ações, como essa da Superintendência de Bem-Estar Animal, que são válidas e certamente serão exemplo para todo o Estado", concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por