Uma parceria foi firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI-MG) com o governo do Estado para o programa “Trilhas de Futuro nas Escolas”. Com isso, serão oferecidas 9,6 mil vagas em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino. O objetivo é expandir oportunidades educacionais e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
As vagas são destinadas aos alunos que vão iniciar o 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 2025, em 153 escolas estaduais, distribuídas em 37 cidades. Entre os cursos disponíveis estão Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem.
As cidades participantes são Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.
O “Trilhas de Futuro nas Escolas” terá aulas teóricas nas escolas estaduais e aulas práticas nos laboratórios do Senai. As inscrições podem ser feitas até o dia 1° de novembro por meio do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), no site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
Fonte: O Tempo