De acordo com as informações divulgadas pela coluna Falando Sério, do Jornal da Manhã, na semana anterior cerca de 120 uberabenses perderam temporariamente o direito de dirigir, com o recolhimento de suas Carteiras de Habilitação pelo Detran, pois respondem a processos administrativos por terem acumulado mais de 20 pontos por infrações de trânsito, no período de doze meses.
O delegado Paulo Delladona pontuou que realmente existe um projeto que está agilizando o sistema eletrônico e funciona em contato direto com o Detran do Estado. “Todas as vezes que o condutor dentro dos 12 meses atinge a pontuação, é instaurado o processo, consequentemente”, completa.
A partir deste mês, Delladona explica que o Detran de Minas vai trabalhar totalmente integrado ao sistema eletrônico, o que vai agilizar ainda mais todo o procedimento. Além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por acúmulo de pontos, o delegado destaca que existem mais dois tipos de processos administrativos. Para as pessoas que conduzem motos sem o uso do capacete, e para os motoristas que são pegos dirigindo alcoolizados, mas se recusam a fazer o exame do bafômetro.
Os condutores que cometeram as infrações, independente da ocasião, são intimados para poderem apresentar a defesa, “pois além da multa existe a suspensão do direto de dirigir”, finaliza o delegado.