Novo episódio de cavalos soltos em Uberaba (Foto/Leitor JM)
Após denúncia ao JM News 1ª Edição, equipe do Jornal da Manhã registrou dois cavalos andando livremente pela rua Carlos Tasso Rodrigues da Cunha, no Jardim Bela Vista. Indignado, o internauta declarou que os cavalos incomodaram durante toda a noite. “Relincharam a noite toda e agora cedo estão andando de um lado para o outro na rua”, reclamou.
O Departamento de Posturas da Prefeitura de Uberaba informa que irá incluir a via na programação de fiscalização e reforça que à apreensão e remoção de animais de grande porte soltos em via pública é um serviço fundamental para evitar acidentes. O chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, explica que os animais apreendidos permanecem no Horto Municipal até que um proprietário ou responsável comprove a posse e pague multa e despesas de hospedagem desses animais. "Se os proprietários e/ou responsáveis não comparecerem no prazo de três dias para a retirada dos animais, os mesmos serão encaminhados para doação", esclarece.
Em 2023, o Departamento de Posturas já apreendeu 10 animais nas vias de Uberaba. Só na semana passada, foram seis animais recolhidos. Em 2022, foram 27 animais apreendidos. Destes, cinco foram para doação, pois ninguém se manifestou como proprietário.
Caso um animal seja encontrado por cidadãos, deve ser acionado o Departamento de Posturas, através do 3331-2312 ou 2313. Se o animal estiver com suspeita de alguma doença, como raiva, é na Zoonoses, através do 3315-4173. No período noturno, é preciso acionar a Guarda Civil Municipal pelo 153 para que os agentes realizem as diligências necessárias e acionem o Departamento de Posturas.
De acordo com a Lei Complementar 380/08 - Código de Posturas do Município no seu Art. 109 - Os animais de produção (bovídeos, equídeos, ovinos, caprinos e suínos) recolhidos deverão ser retirados dentro do prazo máximo de três dias, mediante comprovação do pagamento de multa e da taxa de remoção e manutenção, estipuladas pelo Município.