O Programa Mais Pecuária Brasil em Uberaba será ampliado, aprimorando o melhoramento genético nos plantéis participantes. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Secretaria do Agronegócio (Sagri), a empresa Alta Genetics e a Conafer (Confederação Nacional da Agricultura Familiar e Empreendedorismo Rural).
De acordo com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, o objetivo é buscar o melhoramento em 100% do plantel dos pecuaristas inscritos no programa. "A Conafer ampliou seu atendimento aos produtores a partir deste mês, e aqueles que quiserem poderãoadquirir um touro de repasse de alta performance em troca de 7 (sete) bezerros. Isto é, os 48% que não confirmaram a prenhez na inseminação vão para monta convencional com um touro com excelente carga genética”, explicou Agnaldo.
O Mais Pecuária representa um esforço contínuo para melhorar a genética e a produtividade do rebanho bovino em Uberaba, contribuindo para o fortalecimento da pecuária na região.
Chegando a quase três anos de implantação, atualmente o programa tem cadastrados 41 produtores rurais. Quando o assunto é resultado, as taxas de prenhez mostram-se positivas, com 757 vacas em gestação e 620 crias no pé, com 140 animais nascidos em dois meses.
Os pecuaristas que tiverem interesse em aderir ao programa devem entrar em contato com a Sagri pelo telefone (34) 3318-0443.