Desde que começou, há 2 anos e meio, o programa Mais Pecuária Brasil, destinado a apoiar e promover a melhor qualidade da pecuária no Município, tem tido resultados significativos em Uberaba.
Com foco em aumentar a produtividade e a sustentabilidade do setor, por meio do melhoramento genético do rebanho de pequenos e médios produtores, com fornecimento gratuito de sêmen, no Município, o programa é uma parceria entre a Secretaria do Agronegócio (Sagri), a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer) e a Alta Genetics do Brasil.
De acordo com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, dos mais de 1.510 animais avaliados, desses, 1.246 foram protocolados com 696 prenhezes positivas, obtendo 55% de aproveitamento, contando atualmente com 480 crias no pé.
“Estamos iniciando um novo ciclo, que é esperar para esta safra um crescimento, levando em consideração os avanços que obtivemos nos ciclos anteriores. Conforme informações de nossa parceira Conafer, este projeto está alcançando seu objetivo não só no município de Uberaba, mas em nível nacional”, destacou.
Vagas abertas
O pecuarista interessado em participar do programa “Mais Pecuária Brasil” precisa atender aos pré-requisitos mínimos como: alimentação adequada para o rebanho, estrutura do curral com tronco e bom escore corporal dos animais.
Ainda de acordo com Agnaldo, os pequenos produtores participantes recebem apoio técnico sem custos e acompanhamento do gado inseminado. Além disso, o programa é multidisciplinar, abrangendo nutrição, sanidade do gado e manejo. “Isso significa que estamos qualificando o rebanho nacional, melhorando as condições socioeconômicas e a competitividade dos pequenos pecuaristas”, ressaltou.
Para mais informações sobre o programa e visitas dos técnicos da Sagri para cadastrar a propriedade, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (34) 3318-0443.