O Programa Mais Pecuária Brasil registrou, em abril, 444 crias com melhoramento genético. Os números são referentes aos dois anos do programa, lançado entre março e abril de 2022 em Uberaba. Até agora, segundo boletim da Secretaria do Agronegócio (Sagri), foram avaliados 1.396 animais e protocolados 1.319. Desse total, foram confirmadas 651 prenhezes, número que representa um aproveitamento de 49% das vacas inseminadas.
O documento da Sagri informa também que, nesse período, nasceram 444 bezerros e bezerras. Eles são resultado de melhoria genética que já beneficiou 41 agricultores familiares do Município.
De acordo com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, todo o procedimento é ofertado gratuitamente ao pequeno pecuarista, incluindo consultas, equipamentos e serviços.
“O protocolo consiste na avaliação do rebanho, implantação de hormônios, exames e inseminação com sêmens fornecidos pela empresa Alta Brasil, líder mundial do segmento,” destacou. Ele ressaltou o objeto final, que é o nascimento de animais devidamente melhorados geneticamente.
Agnaldo ressaltou que novos agricultores familiares podem aderir ao programa.
Basta que procurem a Sagri para o cadastro. Ele lembrou que as principais exigências são de que o interessado tenha infraestrutura para realização das atividades, como currais e tronco e animais com bom escore corporal, ou seja, bem nutridos.