Empresas que prestam serviço durante as paradas programadas das indústrias do DI 3 podem abrir vagas para até 3 meses de trabalho
Empresas realizam a manutenção conforme plano de produção, sazonalidade e mercado de cada segmento da indústria (Foto/Reprodução)
A manutenção industrial, conhecida como Parada Programada, no DI 3 deve abrir mais de 1,5 mil vagas temporárias de emprego em Uberaba. Empresas especializadas nesse tipo de serviço iniciaram a contratação de trabalhadores para atuarem durante a temporada em que prestarão serviços às indústrias.
Uma dessas empresas, a Manserv, divulgou que está com 1.200 vagas abertas para atuação em parada de manutenção. Os postos temporários abrangem um período entre 30, 60 e 90 dias, com possibilidade de extensão, e devem ser preenchidas para admissão imediata.
Ao contratado para o serviço temporário é oferecido, além do salário (em regime de CLT), vale-refeição e alimentação (cesta básica), hospedagem, convênio médico e seguro saúde.
Há vagas para profissionais com formação técnica para caldeireiro, isolador, mecânico, soldador, eletricista, manutenção, limpeza, pintor, planejamento, almoxarifado, enfermagem, segurança do trabalho, inspeção de EVS LP.
A parada está programada para começar em agosto. No Sine Municipal são abertas 247 vagas temporárias de emprego.
As vagas ofertadas visam atender às demandas das empresas contratadas pela Mosaic, tais como Manserv, Gigantão Guindastes & Engenharia de Movimento, MKS, dentre outras. A Mosaic esteve presente no Sine, nessa segunda-feira, para realizar entrevistas com os trabalhadores.
As oportunidades de empregos são para diversas áreas, sendo elas: observador de trabalho a quente (60); observador de espaço confinado (50); auxiliar de manutenção (40); caldeireiro (20); técnico de segurança do trabalho PL (10); mecânico (10); pintor I (10); técnico de segurança júnior (6); auxiliar ferramentaria (5); eletricista (4); isolador (4); pintor jatista (4); funileiro traçador (4); funileiro isolador (4); técnico de planejamento (3); auxiliar de planejamento (3); auxiliar administrativo (2); auxiliar de limpeza (2); auxiliar de materiais (2); inspetor EVS/LP (2); auxiliar de enfermagem (1) e motorista (1).
As paradas programadas são consideradas essenciais para a manutenção e melhoria contínua das plantas industriais de grandes empresas. As intervenções são definidas conforme plano de produção, sazonalidade e mercado de cada segmento da indústria.
Conforme especialistas, a manutenção industrial colabora para que a empresa obtenha melhores resultados no que tange disponibilidade, custo de produção e prazo de entrega. Além disso, a manutenção do maquinário está diretamente relacionada à saúde dos colaboradores. Isto é, problemas atípicos podem ocasionar acidentes de trabalho.
O pico da parada programada já garantiu quase dois mil empregos temporários em Uberaba.
Ainda segundo especialistas, a contratação temporária para a parada técnica fomenta a economia local nos setores de hospedagem, lavanderia, alimentação, transporte, saúde e locação de máquinas e equipamentos, entre outros.