ECONOMIA

Mapa aponta que mais de 50% das empresas locais ativas são MEIs

Na sexta-feira, foi encerrada a Semana do Microempreendedor Individual, quando se revelou que 20,9 das 39,8 empresas ativas na cidade são MEIs

Tito Teixeira
Publicado em 25/05/2024 às 14:00Atualizado em 25/05/2024 às 16:29
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Várias palestras e outras atividades voltadas para a qualificação dos MEIs foram oferecidas pelo Sebrae durante a semana (Foto/Divulgação)

Várias palestras e outras atividades voltadas para a qualificação dos MEIs foram oferecidas pelo Sebrae durante a semana (Foto/Divulgação)

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI), em Uberaba, foi encerrada na sexta-feira (24). O município conta, atualmente, com 39.815 empresas ativas, conforme levantamento do Mapa de Empresas. Desse total, 20.866 são MEIs.

Hoje, 52,4% das empresas ativas em Uberaba são de Microempreendedor Individual. Somente no mês de março, foram abertas 529 empresas MEIs. No mesmo período, foram fechadas 281, com saldo positivo de 248 empresas abertas.

O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.

Durante a semana do MEI, uma série de atividades foi realizada, como a palestra “Comunicação Assertiva para Empreendedores e Líderes”, na sede do Sebrae, que foi conduzida pela letróloga, especialista em Comunicação e Oratória, Camila Manoela. Durante o evento, foram abordados assuntos como medo de falar em público, variações linguísticas, retórica e oratória, comunicação corporal, entonação e linguagem oral, entre outros. Além disso, os participantes também puderam tirar dúvidas.

Teve ainda a palestra “Inovação e Estratégias de Vendas para o MEI”, com o consultor Raphael de Oliveira Simões. Durante as comemorações, teve ainda o mutirão da “Declaração Simplificada para os MEIs” e consultorias de marketing.

O encerramento da semana foi com a palestra “Políticas Econômicas, Impactos e Acesso ao Crédito”, com as economistas Núbia Ferreira e Elma Vieira.

MEI. O MEI é uma figura jurídica do Brasil, é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, para ser um microempreendedor individual. O MEI poderá ter um faturamento anual de até oitenta e um mil reais por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular; o MEI também pode ter um empregado contratado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.

Em outras palavras, o MEI é uma possibilidade jurídica criada pelo legislador para que empreendedores informais consigam formalizar-se e, com isso, possam contar com maiores garantias constitucionais.

A formalização do MEI é gratuita e pode ser feita on-line, através do Portal do Empreendedor, ou visitando o escritório do Sebrae da cidade do interessado.

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