Durante entrevista na Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo reforçou o caráter técnico do mapeamento de ruas e avenidas de Uberaba que estão tomadas por buracos
Reportagem do Jornal da Manhã esteve recentemente na avenida Frei Paulino, no bairro Abadia, após reclamações de usuários da via (Foto/JC Duran)
Buracos não são novidades nas ruas de Uberaba, sobretudo no período chuvoso, quando eles se multiplicam tanto quanto o mato alto. A sujeira e a buraqueira da cidade são alvos constantes de reclamações dos leitores do Jornal da Manhã, sobretudo após o recente anúncio de licitação lançada pela Prefeitura para o recapeamento de 300 quilômetros de ruas e avenidas. Apesar da esperança de uma solução, muitas dúvidas ficaram.
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira (26), no entanto, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) não esclareceu como será montado o cronograma de recapeamento de ruas e avenidas de Uberaba. A proposta do governo municipal é começar pelos bairros até a chegada na região central. "Trabalhar de fora para dentro é tomar um cuidado com a população que mora nos bairros. Quando fui percorrer a cidade durante a campanha percebi que os bairros estavam deixados. Não é deixar o centro isolado, mas sim ter cuidado nos bairros, onde as pessoas moram e caem nos buracos como no Centro. De fora para dentro é uma perspectiva de melhorar a vida e o ambiente das pessoas. Temos o mapeamento feito, vamos dar publicidade a ele nos próximos dias", disse a prefeita.
O excesso de buracos foi comentado pelos ouvintes do programa Pingo do J durante a entrevista com a prefeita Elisa. "Vila Olímpica é pneu trocado todo mês, cheio de buraco, estamos sofrendo viu… nos visite também, dona prefeita", se queixou Thiago Racing.
Em contrapartida, Weslley Magrelo faz importante alerta com relação às informações prestadas pelos uberabenses. "A questão de buracos é o seguinte... se olharmos outros governos anteriores, esta época eram bem piores. Mas é necessário o cidadão comunicar a Prefeitura a respeito. Não basta somente reclamar sem ao menos ter comunicado a PMU", opina. Robson Marcos foi além: "Faz um aplicativo só pra mato e buraco, onde o povo tira uma foto e pede solicitação pra ir arrumar", sugere.
Elisa Araújo ainda ponderou que o “Programa Asfaltar – Sua rua de cara nova” tem o carimbo da Prefeitura de Uberaba, apesar de alguns vereadores tentarem apadrinhar a iniciativa. "Foi dito que a gente deu as ruas para os vereadores. Não foi uma escolha do vereador. Foi uma escolha técnica da Sesurb, que mapeou a cidade inteira. Não faz sentido que 'estou dando rua para vereador'. O vereador indicou. Dentro das indicadas (no mapeamento), as ruas dele para ele apadrinhar. Eles pediram, mas já estava previsto. Ele só ficou sabendo com antecedência para noticiar. Foi uma escolha técnica", reforçou a prefeita.
O edital da concorrência foi publicado na edição do dia 16 de dezembro do Porta-Voz. As empresas interessadas na licitação têm até as 14h do dia 23 de janeiro para entrega dos documentos de habilitação e proposta de preços. O valor estimado é de R$124.706.788,58. A concorrência lançada pelo Governo visa à contratação de empresa de engenharia para a prestação de serviços de recapeamento, reperfilamento e pavimentação asfáltica, com revitalização e implantação de serviços complementares em cerca de 300 quilômetros de ruas e avenidas de 46 bairros de Uberaba.